Poeta Raimundo Nonato

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em homenagem a Antonio estrela

Em homenagem a Antonio estrela
Raimundo Nonato da silva

Antonio peito de aço
Quero dizer a vocês
Lembra das datas festivas
No ano e dia do mês
Em cemitério ou casório
E faz discurso em velório
E tem muita sensatez

Nosso Antonio estrela é
Um dicionário cristão
Sua mente é um cartório
Câmara que faz gravação
Faz parte da nossa historia
Alem da boa memória
Tem boa marginação

A sua historia é lição
Pros homens da nossa terra
Datas comemorativas
Festiva ou tempo de guerra
Ele elogia ou faz critica
E dos heróis da política
Lembra de todos e não erra

Da cidade ao pé da serra
Antonio é conhecedor
Discursa pra deputado
Vaqueiro ou agricultor
Sabe a historia da gente
Parece que sua mente
É mesmo um computador

Um dia Antonio estrela
No programa de Ademar
Deu parabéns a alguém
Que estava aniversariar
E depois em desconforto
Fez discurso para um morto
Antes de o povo enterrar

Certa casa um dia tinha
Um morto e um aniversariante
Antonio estrela em discurso
Disse meu povo um instante
A nossa vida é assim
A data pro morto é rui
Mais pro vivo é importante



Parabéns ao aniversariante
Disse no discurso seu
Parta em paz defunto amigo
Falou para o que morreu
Deixou grande patrimônio
O discurso de Antonio
Todo mundo entendeu

Senhora viúva meus pêsames
Meus parabéns meu rapaz
Deus lhe der uma longa vida
Já que este não vive mais
Coitado não teve sorte
Discurso de vida ou morte
Nosso Antonio estrela faz

Disse o finado era bom
A família tenha calma
E para o aniversariante
Pediu uma salva de palma
Pediu a Deus que lhe ouvisse
Olhou pro finado e disse
Meu Jesus salve esta alma

Antonio é um professor
Para ensinar os formados
O que aprende não esquece
Documentários guardados
Sabe mais que o necessário
É como um dicionário
Dos nossos antepassados

Sobre presente e passado
Ele sabe e dar estudo
No registro da cabeça
Tem nomes no conteúdo
Seja em tópico ou versículo
Quem olhar pra seu currículo
Diz ele sabe de tudo

Sabe historia de prefeitos
E todos os vereadores
Deputados presidentes
Ministros e governadores
Bento Freire sabe sim
Ele sabe tudo em fim
E tem admiradores

Um dos historiadores
Maior que já deu em Sousa
Sua cabeça é o leito
Que nossa historia repousa
O seu dom não tem quem tome
Antonio estrela o seu nome
É orgulho em nossa Lousa

Como cidadão de Sousa
Para ele eu peço o titulo
Considero-lhe um escritor
Sua historia é bom capitulo
Antonio é mesmo bacana
Uma enciclopédia humana
Eu conheço seu currículo

Conhece bem a historia
Brasileira e mundial
Lembra de tudo e de todos
Não aprendeu no MOBRAL
Porem nas aulas da vida
Faculdade concluída
O seu diploma é legal

Disse ao aniversariante
Amigo fique contente
E se despediu do morto
Fazendo um pedido urgente
Meu amigo siga em paz
Dê lembrança pra meus pais
Irmão amigo e parente

Na festa de aniversario
E ao mesmo tempo um enterro
Disse obrigado meu povo
Desculpe ai algum erro
Vou cuidar da minha renda
Agora vou pra fazendo
Da capim ao meu bezerro

Depois vou olhar o esgoto
Que tem lá no mutirão
E as sujeiras que tem
Nas ruas da estação
Disse agora vou ligar
Pro meu amigo Ademar
E falar no rei do baião



Mandou um abraço pra João
De Atanásio na lagoa
Disse na várzea da cruz
Ali mora gente boa
Um abraço Chico de Luca
Zé pisquelo não é Sivuca
Mais com ele o forró voa

Falou no século passado
Depois mudou de assunto
E o finado fulano
De tal por ele eu pergunto
Seu pensamento é arquivo
Lembra de morto e de vivo
E não esquece o defunto

Eu não tenho nada contra
Cada um tem sua cultura
Antonio é uma lenda viva
Da nossa literatura
É uma figura histórica
E personagem floco rica
De muita desenvoltura

Mais Antonio é gente boa
E deve ser respeitado
Diz que é pré-candidato
E muito tem trabalhado
Anda corre e faz percurso
Dizem que o seu discurso
O povo tem escutado

Ele anda na Guanabara
E no alto do cruzeiro
Discursa pra rico e pobre
Tudo isso sem dinheiro
Em igreja e cemitério
Ainda tem um mistério
Não é padre e nem coveiro

Lá no rio de janeiro
Discursou pra Jô soares
Antonio discursa pras almas
Da terra e até dos ares
Ao morto não nega assistência
E a família condolências
Pelos profundos pesares


Antonio é especial
Para Sousa e para gente
A Paraíba lhe honra
O Brasil dar lhe presente
Antonio é bem aplaudido
E deve ser conhecido
Em cada um continente

Sua origem descendente
Dos estrelas da lagoa
É um distrito de Sousa
A família estrela é boa
Povo bem conceituado
Discursando pra finado
Antonio estrela se doa

É de família importante
Sua genealogia
Sua vida sua historia
E sua biografia
Eu acho muito importante
Deve ser interessante
A sua cronologia

O dono de funerária
Vive de vender caixão
Coveiro só faz a feira
Quando enterra alguém no chão
Antonio estrela é cultura
Aonde tem sepultura
Ele chega e sermão

Tem quatro coisas no mundo
Uma com outra parecida
Antonio estrela e coveiro
Parecem com despedida
É fatal e necessária
Cemitério e funerária
Registrando o fim da vida

Pode ser qualquer finado
O em liberdade ou réu
Antonio discursa e diz
Ele merece um troféu
Faz discurso em todo canto
Diz que o cidadão é santo
Ele já está no céu



É o melhor orador
De velório da região
Não dar vela nem coroa
Nem mortalha nem caixão
Seja no sitio ou na praça
Ele discursa de graça
Não cobra nem um tostão

Discursou pra Zé Gadelha
Doca Salomão e Antonio Mariz
E outros homens importantes
Do Brasil nosso país
Sou um simples cantador
E seu admirador
Um cordel pra ele eu fiz

Como é pré-candidato
Ao mais velho diz assim
Conto com o seu apoio
Amigo lebre-se de mim
To do seu lado e sou forte
Quando for à sua morte
Eu discurso no seu fim

O Brasil conhecem em fim
O nosso peito de aço
Não tenha raiva de mim
Pra ele deixo um abraço
Não tem outro como ele
O povo fala bem dele
Em todo canto que passo
 
Sabe aniversario e morte
Do povo da região
Seja rico, ou seja, pobre,
Lembra com toda atenção
O orador sabe bem
Parece que ele tem
Todos na imaginação

Nunca foi adivinhão
E tabelião não é
Antonio Pedro foi grande amigo
Zé Pisquelo também é
Antonio é bom cidadão
Que tem o bom coração
E é um homem de fé



Família Estrela e Abrantes
Braga sarmento e oliveira
Moreira Gadelha e Gonçalves
Queiroz Queroga  e Pereira
Silveira pires e Tatis
Antonio é quem sabe e diz
Cada uma por inteira

Conhece a família cora
Barbosa Lopes e Cartaixo
Leitão trigueiro e Dantas
Arruda sabe e eu acho
Pra saber sobre esta gente
Tem que ser inteligente
E Antonio é muito macho

Antonio conhece historia
De político e coronel
Dar parabéns visitar
Discursar é seu papel
Nessa vida transitória
Segue sua trajetória
É bom amigo e fiel


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário