Poeta Raimundo Nonato

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Amor ausência e saudade

Amor ausência e saudade
Autor poeta
Raimundo Nonato da Silva

Há cinco coisas no mundo
Que detesto com razão
O desengano e ausência
A distancia e a solidão
E a saúde maldosa
Que corrói meu coração

Saudade é destruição
Que de tudo estar no meio
É passagem de quem parte
Companhia de quem veio
Desta palavra saudade
Eu mesmo sinto receio

Saudade é como um correio
Que em todo canto vai
A solidão é a carta
Da mão do carteiro sai
Quem sente saudade chora
Quem sente solidão cai

Deixa tristeza em quem vai
E acompanha quem vem
O mar da saudade é cheio
Quanto mais se tira tem
Eu não desejo saudade
Para mim nem pra ninguém

Mas, ter saudade também.
Demonstra ter esperança
De um passado que pode
Voltar a trazer lembrança
É como diz o ditado
Quem espera tudo alcança

Quando a ausência se avança
De uma pra outra parte
A minha alma se agita
O meu coração se parte
Vivo mas, me sinto morto.
Porque vejo em mim um marte









Eu não encontrei descarte
Pra dar à negra distancia
Que feriu meu sentimento
Encheu meu peito de ância
Como desculpa de morte
Que chega sem importância

O desengano trás ância
Depleção e desespero
É como canção cantada
Na voz de pássaro algoreiro
Aos poucas vai diluindo
Meu coração por inteiro

Sei que não fui o primeiro
A conviver com a saudade
Mas, não queria sentir.
Solidão nem solidade
Porque saudade destrói
E solidão me evade

Saudade é como uma grade
Xilindró é solidão
A distancia é a algema
A ausência é um marrão
E o desengano à estrada
Pra casa da ilusão

Queria dar um cartão
Vermelho ou amarelo agora
Pra expulsar a saudade
Do meu coração pra fora
E dizer a solidão
Sai de mim e vai embora

O desengano devora
Isto é a verdade pura
A solidão trás tristeza
Saudade trás amargura
São duas doenças crônicas
Que tenho e não acho cura





Uma com outra mistura
E me bota no sufoco
Por não suportar eu sinto
Que estou ficando louco
A saudade e a solidão
Vai me matar pouco a pouco

Saudade me deixa louco
Ó que solidão tremenda
Se no lugar da saudade
Fosse prata e desce renda
Se solidão fosse ouro
Eu faria boa renda

Não tenho nem encomenda
Uma é ruim outra não presta
Se a saudade é pesada
Solidão é desonesta
Quem vê uma vê a outra
Mas, todo mundo detesta.

Sentir saudade não presta
E viver só é ruim
Eu não desejo saudade
Para você nem pra mim
Saudade é consumação
E solidão é o fim

Mas, já que a vida é assim.
De um jeito ou outro qualquer
Sente solidão o homem
Sente saudade a mulher
Embora nem um dos dois
Sente as duas porque quer

Se a ausência quiser
A distancia diz eu entro
Do campo do coração
Solidão escolhe o centro
Mas, não vou abrir meu peito.
Pra saudade morar dentro

Têm horas que me concentro
Pensando em meu desengano
Saudade destrói projeto
Solidão desmancha plano
Ó Deus tenha dó de me
Que eu também sou humano


Afaste este desengano
Que quem olha pra me nota
Que saudade e solidão
Aos poucos me derrota
Um sorrir outra diz
Vou matar este idiota

Eu não quero boa nota
No que não tem serventia
Quero encentrar a paz
O amor à alegria
Sai saudade e solidão
Ó Deus me der companhia

É saudade e solidão
As coisas pior do mundo
Mas, solidão e saudade.
Não ficou pra todo mundo
Por que aquilo que sinto
Ninguém suporta um segundo

Vida de gente que ama
E de gente sem amor
Quando um está feliz
O outro sente uma dor
Porem tem gente que nasce
Só para ser sofredor

Esta vida de novela
De dor maldade e drama
Quem não ama tudo esquece
Tudo só lembra quem ama
Saudade maltrata o peito
E solidão me inflama

Se meu coração é mole
Seu coração endurece
Deixe o seu peito sorrir
Já que meu peito padece
Apenas quero dizer
Que quem ama não esquece

A dor do amor da febre
Arde no corpo da gente
Dói no corpo e dói na alma
No coração e na mente
Dói mais que dor de cabeça
Dor de ouvido e de dente

Nenhum comentário:

Postar um comentário