Poeta Raimundo Nonato

sábado, 1 de maio de 2010

Sonetos

Sonetos de autoria do poeta
Raimundo Nonato da silva

1 a educação

Sem precisar de estudo
Eu sei você também sabe
Que a dona educação
Em todo canto ela cabe

Tem pobre que não estudou
E respeita e é respeitado
E tem rico que se formou
E é bruto e mal educado

É grande privilegio
Sem aprender em colégio
E pelo o que eu conheço

Estar em quem ler correto
E até no analfabeto
Educação vem do berço


2 sem estudo

Eu sei um pouco de tudo
Mesmo sem eu ler correto
Queria eu ter estudo
Pra não ser analfabeto

Eu quero estudar a lua
Estrela sol e firmamento
Chuva e nuvem que flutua
Relâmpago trovão e vento

Queria eu falar nos campos
Nas árvores e nos pirilampos
E nas coisas que Deus fez

Nas aves e também nas rosas
E nas flores mais cheirosas
Palestrando com vocês










3 A natureza

Admiro a natureza
Com os seus verdes pomares
Ela tem tanta beleza
Nos rios lagos e os mares

Tem pedra rocha na ilha
Tem montanha pico e monte
Eu acho uma maravilha
A cachoeira e a fonte

Sem perder o meu compasso
Quero estudar o esparso
Medir tudo pouco a pouco

Mesmo que os homens sábios
Digam com seus próprios lábios
Aquele poeta é louco


4 uma manhã no sertão

É bom ouvir no sertão
Numa manhã matutina
Após da chuva a cação
Do galo lá da campina

Os pássaros sentem alegria
Quando cai chuva no chão
Até o urubu pia
Numa manhã no sertão

Graúna fica estalando
Canta bonito imitando
Quase todos os passarinhos

E outros pássaros pequenos
Tiram capins dos terrenos
Para construir seu ninho







5 É preciso pensar

Não mato nem faço ofensa
Deus me livre não sou ruim
Só mata assim quem não pensa
Quem pensa não mata assim

Você que assassinou
Ou o já ofendeu um dia
Fez mal porque não pensou
Se pensasse não fazia

Alguém cometeu pecado
Talvez por não ter pensado
No mal que pode fazer

Se procurasse pensar
Talvez não quisesse errar
Nem matar e nem morrer


6 Mulher de casa

A minha mulher querida
Para me lava e costura
Ela faz minha comida
Ama-me muito e é pura

Cuida dos filhos e do lar
É muito trabalhadora
E aprendeu me amar
De uma forma encantadora

Quando é de noite na cama
Para provar que me ama
Tudo que eu quero ela quer

Na saúde vida ou morte
Eu amo a minha consorte
Deus te proteja mulher










7 O buraco

Esta vida é um buraco
Todo mundo dentro cai
Seja forte, ou seja, o fraco.
Pra este buraco vai

De um buraco sai
Por outro meu pai passou
Se eu morrer hoje aqui
Pra outro buraco vou

Até você ao ter fome
Se pelo um buraco come
Por outro bota pra fora

Em questão de um segundo
No buraco deste mundo
Posso cair qualquer hora


8 Riqueza fácil

Já vi empregado rico
Fazer patrão ficar pobre
Mais através de um fuxico
Qualquer roubo se descobre

Porém da noite pro dia
Tem muita gente enricando
Enquanto outro desconfia
E diz ele estar roubando

Riqueza fácil de mais
Quando agente vai atrais
Sempre tem furto no meio

Talvez alguém lhe deserde
Quando o pobre rico perde
Volta pro mesmo aperreio










9 Soja no lugar de mata

No lugar de mata soja
A maldade chega átona
Onde o homem mal se aloja
Devastando a amazona

Estamos vendo os transgênicos
No lugar da química orgânica
O Brasil esta anêmico
Sem espaço pra botânica

A mata atlântica da gente
Ta ficando diferente
Aqui e ali lacuna

Os índios e os animais
Perdem as reservas florestais
Que é a maior fortuna


10 Político enganador

Você hoje me desconhece
Mais antes me conhecia
Pediu que um voto eu lhe desse
Mais já esqueceu do dia

Chegou e me abraçou
E com conversa fiada
Meu voto você ganhou
E no fim não ganhei nada

No tempo da eleição
Apertou na minha mão
E um falso sorriso deu

Porém depois da vitória
Tirou tudo da memória
E do meu voto esqueceu










11 Escravidão

Iaiá moça ou menina
Do tempo da escravidão
Era vitima da ruína
Do assédio do patrão

O tal senhor de engenho
Quando abusava a sinhá
Queria ter desempenho
E procurava iaiá

E o capitão do mato
Ao negro da maltrato
Com os carrascos feitores

No tempo da escravidão
Era grande a humilhação
Dos negrinhos sofredores


12 Dias finais

Os dias da minha ida
Estão chegando a galope
Fiz pesquisa sobre a vida
Mas, esta não deu ibope.

Segundo minuto e hora
O dia semana ou mês
Vou medir o ano agora
E depois digo a vocês

No passado fiquei doente
Irei morrer no presente
Sinto que estou em apuro

Mesmo na dor da tristeza
Digo com toda certeza
Que no céu ta o meu futuro










13 O sábio e o tolo

Quando o homem sábio fala
Tem outro sábio falando
Mais o bobo não se cala
Ouvindo a sábio falando

Fica fazendo zoada
Intromete-se no meio
E por não saber de nada
Faz um papel muito feio

Alguém que não tem estudo
Anda se metendo em tudo
A traz de encontrar espaço

E um sábio ouvindo e vendo
Outro mais sábio dizendo
Aquele ali é palhaço


14 A inocência do tolo

Inocência tem deixado
Tolo pensar que é esperto
Como tem alguém errado
Pensando que é esperto

Quem não tem inteligência
Entra onde não lhe cabe
E por não ter consciência
Quer falar do que não sabe

Quem no erro permanece
Fala do que não conhece
E não se defende bem

Posso chamar de jumento
Quem não tem conhecimento
E quer teimar com quem tem










15 A verdade

A verdade é o diploma
Do caráter de alguém
Quem tem não tira nem toma
Nem mente pra se dar bem

O verdadeiro não mente
Nem estando em desvantagem
Mesmo perdendo é decente
Ele não faz sabotagem

A verdade e o verdadeiro
Um do outro é companheiro
O útil e o agradável

Mesmo o mundo sendo assim
Com gente boa e ruim
Mas, o justo é responsável.


16 O mentiroso

Onde o mentiroso paca
Ele deixa o seu currículo
Mente rouba e faz trapaça
E faz o papel ridículo

Diz o que fez e o que não fez
Com parolagem e mentira
E só é quem quer ter vez
Quando um besta lhe admira

Alguém que quer ser tão útil
Agindo como um inútil
Sem perceber que estar sendo

Se não for doido de mais
Ou ele é cego ou se faz
Que não estar entendendo










17 vice versa

Através de uma crônica
Um ante - retrogrado diz
Que a pessoa antagônica
Toda hora se maldiz

Tem um que é pessimista
E só pensa negativo
Nunca faz uma conquista
Este é o morto vivo

Covarde não faz sucesso
Quem interdita o progresso
Interrompe a caminhada

Sua e de mais alguém
E por não se sair bem
Termina a vida sem nada


18 o campeão

Tenho raiva de tristeza
Detesto noticia ruim
Não gosto de má surpresa
Nem de um não ao invés de um sim

Eu descarto o negativo
Dou fora no pessimismo
Eu só penso positivo
Nasci pra ter otimismo

Eu já mais irei perder
Deus me fez para vencer
Por isso sou campeão

Cad luta é uma vitória
Eu trago o troféu do gloria
Na palma da minha mão










19 a morte

A morte nunca vai presa
E vive matando gente
Pega o pobre de surpresa
E mata o rico doente

Magro gordo baixo ou alto
Pode ser feio ou bonito
Tira a vida num assalto
Chega sem dar nem um grito

A ninguém da esperança
Mata o velho e a criança
Moça menino e rapaz

Mata o homem e a mulher
Ela mata quem quiser
A morte é ruim de mais


20 sentimento

O sentimento também
Não existe em todo mundo
Conheço poucas que tem
O que Deus deu a Raimundo

Quando vejo alguém doente
Sofrendo e passando mal
Eu sinto o que o outro sente
Porque sou sentimental

Quando vejo alguém morrer
Eu fico pra não viver
Porque conheço o amor

E digo de coração
Que não faço distinção
De tipo nível e de cor










21 ricos de espírito

Mas, Jesus deixou escrito.
Naquele tempo passado
Que o pobre de espírito
É o bem aventurado

Pobre de espírito é quem
Vive cheio de humildade
Mesmo humilhado faz bem
Porque tem simplicidade

O homem que não tem fé
Rico de espírito é
Orgulhoso e arrogante

Exalta-se e humilha alguém
Se alguma coisa tem
Acha-se todo importante


22 orgulho

Tem gente que se orgulha
E pensa que nunca morre
Mas, a mão do tempo embrulha.
Quem a Jesus não recorre

Tem gente que se pudesse
Nem pisaria no chão
Mais quando morre apodrece
Querendo o defunto ou não

Vejo mulher vaidosa
Tão bonita e orgulhosa
Gastar com os prazeres seus

Neste mundo tão imundo
São bonitas para o mundo
Mais são feias para Deus










23 infidelidade

Mulher que trai o marido
Homem que trai a mulher
Na bíblia eu já li bem lido
Que gente assim Deus não quer

A bíblia mais que jornal
E mostra no seu papel
Que Deus é justo e leal
Mais só com quem é fiel

Esposo ou mulher que trai
Pra casa de Deus não vai
Ambos por agirem assim

O céu é um lugar santo
Não é como um outro canto
Que aceita o que é ruim


24 minha amada

Você minha amada é
Bonita e especial
É uma mulher de fé
E muito espiritual

Você tem olhos castanhos
E os cabelos compridos
Seus gestos meios estranhos
Por me são reconhecidos

Não é loira nem morena
E tem a boca pequena
No nosso amor eu aposto

Acho que se Deus quiser
Vai ser a minha mulher
Porque é dela que gosto










25 Onisciência de Deus

Conheço alguém que encobre
Todos os pensamentos seus
Seu não contar Deus descobre
Todos os pensamentos meus

Tem muitas coisas que sinto
E só com Deus eu comento
Pode crer que eu não minto
Só Deus ler meu pensamento

Nem adianta ter medo
De Deus descobrir segredo
Porque Deus sabe de tudo

Não precisa alguém falar
Que mesmo sem procurar
Deus acha todo a miúdo


26 O fuxiqueiro

Peço a Deus que me ausente
De quem é mexeriqueiro
Que levanta falso e mente
Leva e traz o tempo inteiro

O fuxiqueiro é horrível
Ele vive procurando
É tão grande o seu desnível
Por tudo estar perguntando

Pessoa cínica e ruim
Do começo até o fim
Pelo o mal se interessa

Que gente que leva e traz
Nunca anda atrás da paz
Só anda atrás da conversa










26 beijo

O teu beijo tem sabor
De melancia madura
E teu corpo sedutor
Vai me levar a loucura

Teus seios endurecidos
E teus olhos pequeninos
De amos somos perdidos
Parecemos dois meninos

E as tuas pernas belas
Quando eu olho pra elas
Tremo-me de emoção

E o teu corpinho quente
A quentura do meu sente
Chega queima o coração


28 Mulheres velhas ou novas

Seja a mulher velha ou nova
Sabendo fazer amor
Só num sarro ou numa sova
Geme até sem sentir dor

Como falou Amelhinha
No verso de patativa
Mulher quanto mais novinha
Mais mantém a força viva

Mulher bonita e cheirosa
Sendo ela carinhosa
Alegre fogosa e quente

Sabe amar e dar prazer
E faz o homem gemer
Mesmo sem estar doente










29 vencedor

Trago mais de uma medalha
Na aba do meu chapéu
Quando eu vencer a batalha
Deus vai me dar um troféu

O meu desejo é chegar
Um dia no paraíso
Para me harmonizar
Com som bonito eu preciso

Concilia-me com as almas
E saldar a Deus com palmas
Porque ele é soberano

Ele é pai criador
Cura o mal e tira a dor
Do coração do humano


30 um dia

Um dia eu vou estear
A bandeira da vitória
Quando este dia chegar
Eu gritarei gloria, gloria.

Deus há de me dar haveres
E tendo prosperidade
Oferto dos meus viveres
Aquém tem necessidade

Deus é muito dadivoso
Rico forte e generoso
E de tudo Deus é dono

É maior que ditador
Muito mais que imperador
Ninguém tira Deus do trono










31 fome

Vejo o pássaro saciar
Sua cede e sua fome
Vejo pobre chorar
E faz dias que não come

A seu pudesse prover
Munir dando o necessário
Mais não posso abastecer
A vida do proletário

Pois o pobre que não tem
Não pode ajudar ninguém
Nem agora nem depois

Eu digo e estou sentindo
É mesmo que estar pedindo
Esmola pra todos dois


32 velhice

Eu não tive ama de leite
Que chamamos de babá
Hoje velho e sem enfeite
Perto de ficar gagá

Eu pequei no mundo mal
Mas, peço a Deus me perdoe.
Que gagá ficou babau
Acabosse já se foi

Um me chama de maluco
Outro de velho caduco
Aos poucos estou morrendo

E o que zomba de mim
Breve chegará ao fim
Já está envelhecendo










33 Superioridade

Conheço um homem que diz
Alguém tem medo de mim
No fim sempre se maldiz
Quem pensa enganado assim

Tem homem que ta pensando
Que só quem é homem é ele
E tem outro homem falando
Cabra enganado é aquele

Ele espanca quem é mole
Diz comigo ninguém bole
Porque eu sou boca quente

E às vezes um Zé ninguém
Acaba a vida de quem
Achava-se tão valente


julgamento

Eu não vou julgar ninguém
Que esteja certo ou errado
Porque quem julgar alguém
Também irar ser julgado

Não vou tirar o argueiro
Do olho do meu irmão
Tenho que tirar primeiro
O que ta na minha visão

Vê os defeitos aleios
Acho isto muito feio
Eu mesmo não vou olhar

Se eu olhar não sei quem
Esqueço de mim também
E começo a me atrapalhar










35 Pé inchado

Tem dois vícios lhe matando
Alcoolismo e tabagismo
E você nem estar notando
Que ta entrando no abismo

E sua barriga inchada
Não cabe mais outra dose
Você findou a jornada
Porque estar com cirrose

É tão triste o resultado
Você que é pé inchado
Veja bem preste atenção

Valeu a pena beber
Embriagar e morrer
Sem direito a salvação


36 caipira

Tabaréu é um caipira
Marido da taba roa
Pra ele eu tiro o chapéu
E ela é ótima pessoa

Pode até ser beiradeiro
Do jeito que você diz
Mas, mesmo sendo roceiro.
Ele é um homem feliz

Mora lá no pé de serra
Numa casinha de terra
Toda coberta de palha

O matuto e a matuta
Que não foge da labuta
Aquele casal trabalha










37 irresponsabilidade

Irresponsabilidade
É coisa pior que existe
Quem tem sua qualidade
Deixa-me mais do que triste

Comprava e não me pagava
É ladrão e vagabundo
Se eu fosse à morte eu matava
Todos velhacos do mundo

Você é desagradável
Ruim e irresponsável
Não cuida bem do aleio

É tão covarde e velhaco
Onde existir homem fraco
Você também ta no meio


38 vontade

É pensamento e vontade
Duas coisas sem futuro
Pra um não dou liberdade
Pra outra eu nem aventuro

Vontade é muito enganosa
E pensamento é perdido
E essa ânsia horrorosa
Vou tirar do meu sentido

Não gosto de esperar
Quem estar para chegar
Nem quero ser esperado

Não dou maçada a ninguém
Pra não receber também
Mas, sempre sou enganado.










39 Casal feliz

Casal feliz é aquele
Que se ama toda hora
Ele é dela e ela é dele
E um com outro namora

Até depois de casados
Os dois ficam namorando
Porque são apaixonados
E assim vivem se amando

Isto sim é que é amor
Em todo lugar que for
Os dois lembram dele ou dela

Os dois ou eu ou você
Não se esqueçam por que
A felicidade é bela


40 a criança

No sorriso da criança
A gente encontra inocência
É como a flor da esperança
Que tem a melhor essência

A criança é muito linda
É meiga amável e doce
Sua presença é bem vinda
Para o mundo Deus lhe trouxe

Criança é como um arcanjo
Que nos chamamos de anjo
Por sua simplicidade

Faz pena ver o inocente
Se perder futuramente
Neste mundo de maldade










41 pais e filho

Como pai respeita os filhos
Como filho honro o meu pai
Respeito é bom e não cai
E já mais perde os seus brilhos

Eu amo meus genitores
E os meus filhos queridos
Meus filhos me dão valares
Meus pais são meus preferidos

Por ser pai devo ensinar
O meu filho respeitar
O mais novo e o mais velho

E quem respeita seus pais
Na terra viverá mias
Disse Jesus no evangelho


42 Renunciando a riqueza

Nunca pensei em fortuna
Em dinheiro nem riqueza
Se for pra vir vem átona
Mas, eu gosto da pobreza.

Quem morre não leva nada
Porque nada ninguém tem
Tudo é de Deus camarada
Ouviu besta entenda bem

Eu não corro atrás de ouro
De botija e de tesouro
Nem na quina vou jogar

Já falei pra todo mundo
Que nu vim a esse mundo
E nu também vou voltar










43 Amiga inimiga

Hoje eu estou mais feliz
Você olhou para mim
Não me olhou sorridente
Mas, fico feliz assim.

Com a câmara do meu olhar
Filmo-te a cada segundo
Sem você presenciar
Mesmo de Lange eu te sondo

Pra mim é grande alegria
Avistar-te todo dia
Sem sentir o teu calor

É minha amiga inimiga
Que não quer ser minha amiga
Que dirá o meu amor


44 Amigo de verdade

Amigo mesmo é aquele
Seja de noite ou de dia
Estar com ele ou com ela
Na tristeza ou na alegria

Amigo é sem falsidade
Sem inveja e ambição
Um amigo de verdade
É melhor que um irmão

Amigo leal não mente
Sente o que o outro sente
Seja mais cedo ou mais tarde

Se for um amigo forte
Estar na vida e na morte
Ele já mais é covarde










44 O enxerido

Quando o homem é enxerido
Quer fazer o que não sabe
Conheço um que é metido
Entra onde não lhe cabe

Alguém fala do xereta
E faz até desafio
E ele por ser careta
Pensa que é elogio

Tem alguém que diz assim
Aquele sujeito é ruim
E vive se amostrando

Tem metido que é recruta
Parece que não escuta
O que o povo estar falando


45 Dever do cidadão

Sabendo a vida o que é
Aprendi agir assim
E já mais vou dar o pé
Para alguém falar de mim

Não devo nem um vintém
Sou justo não sou velhaco
Porque quem deve a alguém
Se não pagar é um fraco

Nunca disse que sou santo
Mas chegando a qualquer canto
Sei entrar e sei sair

Posso não ser sabichão
Mas com este cidadão
Ninguém vai se divertir










46 O homossexual

Fresco guei e travesti
Veado eu deixo pra lá
Sapatão e lésbica aqui
Um do outro é xará

Se o nome é diferente
Tem o mesmo significado
Pois tanto faz para a gente
Sapatão como veado

Homem outro homem quer
Mulher quer outra mulher
Para amassar o bombril

E o cabra quando é fraco
Com outro troca o buraco
Que vergonha pro Brasil


47 inveja

Você é um homem vão
E sua mulher é vã
Não vou criar confusão
Mas aguardo o a manhã

Você que foi tão inútil
E ela insignificante
E neste mundão tão fútil
Sem nenhum ser importante

Tanto você como ela
Caíram na esparrela
Na qual vocês mesmo armaram

Mas, fama vem e depois some.
Começaram sem ter nome
E sem nome terminaram










48 Meu anjo

Se você não for arcanjo
Pode ser um querubim
Não sendo um dos dois é anjo
Que Deus mandou para mim

Esse seu jeito bonito
Muito alegre e radiante
Preenchendo o requisito
De quem é mais que um amante

Eu quero pactuar
E contigo me ajustar
Enquanto vida eu tiver

Quero gritar e dizer
Pra todo mundo saber
Ela é a minha mulher


49 Futuro esposo

Seu amor eu não recuso
Para me já virou habito
Teu beijo uso e não abuso
Porque gosto do seu hálito

Você vai se acostumar
Beijar-me como eu te beijo
E quando se habituar
Diz-me mate o meu desejo

Eu faço o que você quer
Irar se sentir mulher
E me dizer de uma vez

É você que quero e quis
Você me faz ser feliz
Outro não faz e nem fez










50 escravidão

As algemas dos coitados
Eram trancadas com cravos
Mãos e pés acorrentados
Assim viviam os escravos

Eram vitimas dos açoites
Das chibatas dos feitores
Sofrendo dias e noites
As pressões dos maus senhores

Tirando o peso do lombo
Uns fugiam pro quilombo
Para se livrarem dos maus tratos

E sem defesa legitimas
Muitos se tornaram vitimas
Dos maus capitães dos matos


51 superior

Você é especial
Não se acha inferior
O homem e mulher leal
Em tudo é superior

Eu não posso adivinhar
Este poder só Deus tem
Mas, poeta ao meditar.
Ler o coração de alguém

Alguma coisa me diz
Que você só é feliz
Numa coisa e noutra não

Não bota as magoas pra fora
E faz muitos dias que chora
Através do coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário