Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Literatura

Literatura





Verso é unidade rítmica
E melódica do poema
Graficamente é cada uma
Das linhas está o esquema
De pouco a pouco eu explico
E resolvo esse problema

Costumam-se dizer que quando
O verso é ordenador
Rítmico do poema o parágrafo
É como um bom instrutor
Lógico da prosa ou verso
Unidade de valor

O verso metrificado
É o verso que o poeta
Estabelece a medida
E número na linha reta
Nem aumenta nem diminui
E cada sílaba é completa

No verso livre a medida
É totalmente arbitrária
Importante é a mensagem
Rima não é necessária
Embora verso sem rima
Eu acho uma coisa precária

Versos regulares são quando
O poeta determina
Certo ritmo com as sílabas
Tônicas e rimas que ensina
Em intervalos iguais
Assim ele se destina

Mas quando o verso é branco
Ele não apresenta rima
Não tem mensagem melódica
Sem conquista e sem estima
Perdoe-me, mas verso branco.
Nem um pouco me anima



Quatro verso o soneto
É uma composição
Dois quartetos dois tercetos
Quem souber me der razão
A composição poética
Da uma boa explicação

É uma das formas fixas
Ou a mais prestigiada
Porém poesia lírica
Sua origem renomada
Remota no século XII
Sua origem foi revelada

O soneto foi o grande
Modelo da tradição
Foram os renascentistas
Italianos com razão
Até Dante Alighieri
E Petrarca fez canção

Porém na literatura
Portuguesa os sonetistas
Foram Camões e Bocagem
Dois poetas de conquistas
Camões é o principal
Dos vates renascentistas

Paradoxo ou oximoro
É figura de linguagem
Dois termos que se contradizem
No verso ou numa mensagem
A metáfora se assemelha
Mas tem a sua vantagem

Obras narrativas são
Romances contos novelas
Poemas épicos e crônicos
E as fábulas que são belas
E eu por ser um poeta
Aprendi a gostar delas

Pois do conjunto de versos
Estrofe é cada unidade
Rima e repetição de som
Tem a mesma igualdade
As vogais e consoantes
Se rimar tem qualidades


As regras clássicas de métrica
Ritmo e versos regulares
Uma obedece à outra
Se combinando entre os pares
Seja clássico ou popular
Tem medidas calculares

Com mesmo número de sílabas
Temos versos isoméricos
Mas com diferentes rimas
São versos heterométricos
Só não são como os remédios
Originais ou genéricos

Mas ao contrário do verso
Sem métrica conheço a prosa
É discurso que produz
Uma maneira valiosa
Mesmo falando sem métrica
De se ouvir é gostosa

Tem o conjunto de normas
Que regulam a construção
Do verso medida e linguagem
Digo metrificação
Pela contagem silábica
Forma a versificação

Saiba que a escansão
Está no verbo escandir
A técnica de compor o verso
Com base métrica é medir
É composição silábica
Fazer certo e progredir

Gênero lírico é cantiga
De amigo ou de amor
A satírica é a cantiga
De escárnio zombador
Cantiga de maldizer
Estilo escarnecedor

Metalinguagem é linguagem
Que fala em linguagem sadia
A poesia falando
Sobre a própria poesia
É uma levando a outra
No ritmo da alegria


Se cinco ou sete sílabas
É o verso redondilho
Renascentistas chamaram
Medida velha sem brilho
Dez sílabas medida nova
Com ela me maravilho

Medida velha de versos
Redondilhos eram menores
Versos em medida nova
Decassílabos são melhores
Mas entre a nova e a velha
Não sei quem são as melhores

Epopéia é o poema
Narrativo de estrutura
Clássica que tem como assunto
Fato histórico de aventura
Grandioso de interesse
De nacionalidade pura

O genérico do estilo
É da arte ceicentista
É da palavra barroco
Denominação e conquista
Conhecida como pérola
O seu recurso estilista

Coisa imaginária é
Fantasia e invenção
Ou efeito de fingir
Chamado simulação
Só porque o fingimento
É junto com a ficção

O bom senso ou senso crítico
Quem tiver vai progredir
E sem usar preconceito
Ele sabe discernir
Entre o falso e o verdadeiro
E sem precisar fingir

Senso poético ou artístico
É maneira especial
De ver a realidade
De uma forma original
Como um poeta tem senso
Pensar é meu ideal


Senso comum são idéias
De um passado distante
Épico de opiniões
Contrárias e extravagantes
Hoje por muitos são vistas
Como absurdos aberrantes

Metonímia também
É figura de linguagem
Substitui a palavra
Por outra e não é bobagem
Com a qual tem relação
De idéia na mensagem

A figura de linguagem
Que substitui significado
É chamada de metáfora
Semelhança ou resultado
Quem sabe não vai dizer
Que estou equivocado

Pra quem não sabe a idade
Do uso da razão
Começa com sete anos
E ninguém diga que não
Porque nesse assunto eu
Recebo e sei da lição

Entre a palavra ou a frase
Com os meus conhecimentos
Antítese é aproximação
Contrárias de dois pensamentos
Dois pensamentos contrários
Em um ou dois elementos

O paradoxo é uma
Afirmação contraditória
Porém sem querer querendo
Vai ficando aleatória
Saindo do anonimato
Escrevendo a sua história

Já a hipérbole é
Expressão deliberada
Porque deliberadamente
Mostra ser exagerada
Mas no mundo cultural
Ela avança a caminhada


A invenção violenta
Dos termos de uma frase
Chama-se de hipérbato
Eu conheço sua base
Inventa uma coisa e outra
Depende da sua fase

Idéias contraditórias
Em um mesmo enunciado
São figuras de linguagem
Estudei bem estudado
Paradoxo ou oximoro
Eu estou bem preparado

Justaposição de dois
Contrários de duas partes
Uma esta branca outra estar negra
Mas uma da outra faz parte
É antítese apenas
Justa posição reparte

Apóstrofe é a figura
De linguagem especial
Quando o poeta dirigiu-se
Para pessoa real
Ou que seja fictícia
Mesmo assim é natural

Figura de estilo e idéia
E palavra com razão
Pois se você não sabia
A chamada amplificação
Coloque na cabeça agora
E não esqueça a lição

Quem aprendeu o português
Não pode ensinar errado
Por isso é que aprendi
Primitivo e derivado
Não sou um grande lingüista
Mas estou bem preparado








Vinte e seis letras agora
Tem o nosso alfabeto
Entrou o k, w, e y.
Mais três letras e é correto
Para o nosso portugues
Ficar melhor e completo

Antes k w y
Usados em nomes estrangeiros
Símbolos de unidade e medidas
Tinham valores altaneiros
Agora tambem faz parte
Do linguajar Brasileiro

W da palavra show
E William que com vem
Y de byroniano
E Byron que eu sei bem
Em km e kg
A letra k valor tem

Pois na língua portuguesa
Não existe mais o trema
Só existe em nomes próprios
E derivado é o esquema
Muller e mulleriano
Ta resolvido o problema

Ditongos abertos ei,oi
Não são mais acentuados
Em palavras paroxítonas
Quero lembrar bem lembrado
Por isto digo a você
Estude bem estudado

Já nos ditongos abertos
Palavras oxítonas têm
E também nas monossílabas
Tem acento e eu sei bem
Como na palavra herói
Continua muito bem

Acento em ditongo aberto
Continua em chapéu
Véu céu e ilhéu também
Acento lindo é em céu
No ditongo aberto eu
Irei ganhar um troféu


No hiato voo agora
Não é mais acentuado
O vôo passa a ser voo
O vôo é sem resultado
O hiato ee também
Vêem é veem ta explicado

Sei que nas formas verbais
Rizotônicas é sem tabu
Procede de g ou q
Antes de e ou i Dudu
Seja gue gui qui ou que
Não se acentua mais u

O tônico paroxítono
Não se acentua mais u e i
Prosseguidos de ditongo
Eu quero dizer aqui
O que antes foi feiúra
Hoje é feiura aprendi

Prefixo ou falso prefixo
O hífen foi exterminado
Palavras iniciadas
Por r ou s bem lembrado
Com dois rr ou dois ss
Agora vai ser dobrado

Que antes foi ante-sala
Agora antessala é
Em prefixos terminados
Por r e eu boto fé
E começando por r
Quem não entende é mane

Agora se utiliza hífen
Quando a palavra é formada
Por um ou falso prefixo
Terminada ou iniciada
Por uma mesma vogal
Antes ou depois me agrada

Antiinflamatório antes
É ante-inflamatório agora
Esta regra se altera
E ninguém me ignora
Por conta da anterior
A nova não fica fora


O prefixo terminado
Com vogal eu já sabia
E com vogal diferente
Quando apalavra inicia
Não tem hífen este prefixo
É de grande garantia

Quando o prefixo inicia
E termina com a mesma vogal
Com hífen uma exceção
É o prefixo co legal
Na vogal u não se usa
O hífen que pega mal

Pára-quedista agora
Sem hífen é paraquedista
Só em palavras compostas
Permanece o hífen em vista
Que não contem elemento
De ligação nesta pista

Constitui a unidade
Sintagmática e semântica
Mantendo o acento próprio
Na teoria e na pratica
Designam espécies botânicas
E zoológica em boa tática

Ano-luz azul-escuro
E médico-cirurgião
Em prefixo ex, vice, e soto
Ex-marido com razão
Até vice-presidente
Esta nesta relação

Prefixo circum e pan
Em m ou n iniciado
Temos pan-americano
E circum-navegação estou lembrado
Que isto fique de exemplo
Para o aluno educado

Prefixo pré, pró, e pós
Digo com conhecimento
Tem significado próprio
Diz-me o ensinamento
Pré-natal pós-graduação
Até pró-desarmamento


E as palavras formadas
Por além, aquém, recém sem.
Por exemplo, além-mar.
Sem-teto eu conheço bem
Seja antes ou depois
Portugues ensina bem

Locuções de qualquer tipo
Substantivas ou verbais
Adjetivas também
Verbais adverbiais
Pronominais prepositivas
Ou as conjuncionais

Hífen no existe mais
Em cão de guarda a vontade
Exceções arco-da-velha
E cor - de rosa é verdade
Este novo portugues
Pra mim não tem novidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário