Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Terceira continuação do português rimado

Terceira continuação do português rimado
Autor poeta Raimundo Nonato da Silva
De Sousa na Paraíba

Sei que a e i o u
Nós chamamos de vogais
São no encontro vocálico
Cinco letras principais
E o português ensina
Tudo isso e muito mais

Pois o encontro vocálico
Eu já conheço de có
Encontro de duas vogais
Em uma palavra só
Pode ser o a com é
É com i ou u com o

É o encontro vocálico
Um estudo meio longo
Por que ele é dividido
Em três primeiro é ditongo
Em seguida vem mais dois
Que são hiato e tritongo

Em uma palavra só
Ditongo são duas vogais
Tritongo já é as três
Que chamamos principais
Que pode ser a e i
I o u também se faz

Estudando sobre hiatos
Eu aprendi o que pude
Duas vogais que se separam
E tomei uma atitude
Que tenho de separar
O a do ú de saúde

Encontro consonantal
É um dos mais importantes
Numa palavra só tem
De ter duas consoantes
O d e r de pedra
Juntinhos são dois amantes









Encontro de consoantes
Eu acho mais do que bom
Dígrafo são duas consoantes
Que nunca muda de tom
Por exemplo, r com r..
S e s é um só som

Sílaba tônica é sílaba forte
Que força a palavra dá
No l e o de relógio
E no l e a de lá
No i e n de índio
Pode ver que ele estar

Quando está na última sílaba
Sílaba forte é oxítona
Mais quando esta na penúltima
Chama-se paroxítona
Se for à ante penúltima
Já é proparoxítona

Monossílaba é a palavra
Que só uma sílaba tem
Dissílaba é outra palavra
De duas sílabas também
Trissílaba só é três sílabas
Eu já falei para alguém

A polissílaba também
Tem quatro sílabas ou mais
Quem conhece o português
Com elas se satisfaz
Ler e escreve correto
E prova que é capaz

Substantivo é palavra
Que dar nome aos objetos
Pessoas e animais
Coisas por meios corretos
Cidade Estada e país
Sem demonstrar desafeto





O substantivo pode
Ser simples e até composto
Simples só com uma palavra
Composto com duas a gosto
Com pé ou pé de moleque
Só ou com uma de encosto

Tem também substantivo
Primitivo e derivado
Primitivo dá origem
A palavra do seu lado
Derivado é que vem de outra
Conforme eu estou lembrado

Se o primitivo é pedra
O derivado é pedreiro
Se caju é primitivo
Derivado é cajueiro
Assim sucessivamente
Entenda meu companheiro

Substantivo abstrato
Ninguém pode lhe tocar
É céu amor e carinho
Algo que imaginar
Eu aprendi na escola
Agora quero ensinar

Substantivo concreto
É tudo que nos tocamos
Pedra mesa copo e pá
E algo que desejamos
Que está perto da gente
E aos quais utilizamos

Substantivo comum
Eu acho simples de mais
Por que ele só dar nome
As coisas e animais
Como gato e cadeira
Que são uns dos principais

O substantivo próprio
Com letra maiúscula é escrito
As pessoas e lugares
Dá Nome e eu admito
Paraíba por exemplo
E Raimundo homem bonito


Tem também substantivo
Coletivo eu não me engano
Numa palavra resume
Como grupo de cigano
Biblioteca de livros
Também está no seu plano

Em tudo o substantivo
Flexiona que eu sei
Em gênero número e grau
Com forme o que eu falei
E quem souber do assunto
Não vai dizer que errei

Gênero do substantivo
Feminino e masculino
Seja o gato, ou seja, a gata.
Combine que eu combino
Ou o homem ou a mulher
Aprenda que eu ensino

Número do substantivo
Pelo que posso informar
Os gramaticais são dois
É plural e singular
Aprenda porque eu tenho
Prazer de lhe ensinar

Sei que o singular indica
Um único ser com razão
O plural indica dois
Mais de uma coleção
Quem quiser ficar sabendo
Estude a minha lição

Uma flor é singular
Mais de uma é plural
Por que o s acrescenta
Mesmo sem ser numeral
E se um diz ser unânime
Outro é individual

Substantivos são poucos
Que conseguem lhe entender
Por que o plural termina
Em s tente entender
Ás vezes em é e s
É o que quero dizer


Tem certo substantivo
Que dá título de nobreza
Até de dignidade
E profissão com certeza
Em cada gênero uma coisa
Fala com delicadeza

Masculino de baronesa
Sabemos que é barão
Ela finda em s e a
Ele termina com ão
O ão e o s e a
Tudo é terminação

O dentista e a dentista
O substantivo informa
Que até para os dois gêneros
Ele tem uma só forma
Para fazer tudo certo
Como quem faz uma reforma

Substantivo comum
Duas formas ele tem
Sobre comum só tem uma
Eu não nego pra ninguém
A criatura o cadáver
Ele explica muito bem

Em um gênero só tem nomes
De plantas e animais
Macho e fêmea sem mistura
Isso é gostoso de mais
Substantivo epiceno
Esse tem grande cartaz

Tem a aranha fêmea
Existe o aranha macho
Baleia canária e peixe
Que corre lá no riacho
E nesse gênero epiceno
Eu não vou passar por baixo

Vou lhe ensinar um pouco
O grau do substantivo
Pode variar em três
Normal e aumentativo
Porem minúsculo de mais
Eu acho o diminutivo


No grau normal nós podemos
Chamar casa com razão
Mais no grau aumentativo
Chamamos de casarão
Diminutivo é casinha
E ninguém diga que não

Há alguns substantivos
Que quando são empregados
Aumentativo ou diminutivo
Tem sentidos engraçados
De desprezo e gozação
Disso eu estou bem lembrado

Seu craque é um jogadorzinho
Isso é uma gozação
Que papelão você me fez
É desprezo com razão
Tanto uma como a outra
Serve de humilhação

Já outros substantivos
Está no mesmo caminho
Aumentativo e diminutivo
Expressa amor e carinho
Como eu tenho um amigão
Ou dorme, dorme meu Filhinho.

Artigo é palavra oposta
Antes do substantivo
Acompanha gênero e número
E nem um é negativo
Definido ou indefinido
Cada um é positivo

Os artigos definidos
São o os a e a as
Indefinidos são uma
Umas uns um e mais
Mas eu só quero falar
Nas palavras principais

Adjetivo é palavra
Que acompanha na verdade
O substantivo as coisas
Ele é quem dá qualidade
As pessoas e animais
E a tudo com igualdade


Por exemplo, homem moderno.
E também leão feroz
E vida feliz também
Por isso eu digo veloz
Substantivo é primeiro
E adjetivo após

Os adjetivos pátrios
Mostram a nacionalidade
E o lugar de origem
Das pessoas na verdade
Ou de mais algumas coisas
De vila sítio ou cidade

Nos adjetivos pátrios
Temos café brasileiro
Ou sotaque madrilense
E cantor árabe estrangeiro
E atriz paraibana
Está no mesmo roteiro

Locução do adjetivo
Uma expressão que equivale
A um bom adjetivo
Quem souber falar que fale
Quem não souber que aprenda
Escute e depois se cale

Locução do adjetivo
Acho muito especial
Por exemplo; amor de filho.
É o amor filial
Onde o presente de rei
É o presente real

Onde a paixão sem freio
É paixão desenfreada
Homem de touro homem taurino
Esse adjetivo agrada
Mesa de flores mesa florida
Completa sem faltar nada

Flexão do adjetivo
Eu conheço a flexão
O adjetivo com substantivo
Digo com toda razão
Varia em gênero e número
E grau é outra opção


Adjetivo concorda
Com substantivo sim
Varia em gênero e número
E grau do começo ao fim
Homem ativo mulher ativa
É bom e não é ruim

Homem ativo homem muito ativo
Faz parte da flexão
Mulher ativa mulher muito ativa
É a mesma opção
Faz parte do adjetivo
Tem a mesma condição

São uniformes e biformes
Gênero do adjetivo
Adjetivo e os uniformes
Cada um é positivo
Masculino e feminino
Nem um fica negativo

O gênero tem mesma forma
Masculino e feminino
Blusa azul casaco azul
Também esta no ensino
Mulher leal homem leal
Segue no mesmo destino

Biformes são adjetivos
Duas formas ele tem
Tem para o masculino
E feminino também
Como ativo e ativa
Cristão e cristã do bem

Adjetivos compostos
Recebem a flexão
Só no segundo elemento
Vou da uma explicação
Contar tim tim por tim tim
Através dessa lição

Na sociedade lusa
Brasileira é a segunda
Festa cívica religiosa
Religiosa é profunda
Como o segundo elemento
Sabe quem estuda e sonda


Número do adjetivo
Simples seguem a mesma meta
E da flexão numérica
Do substantivo completa
Vou ensinar a vocês
Sem sair da linha reta

É feroz e são ferozes
Cru gentil crus gentis.
É plural e singular
Conforme o português diz
E ensinar a vocês
Deixa-me muito feliz

Do plural do adjetivo
Composto os componentes
O último vai pro plural
Sabe o inteligente
Como castanhos escuros
Mostra o plural na frente

Na palavra invariável
Só os últimos têm vantagens
Para se flexionarem
Fora ou dentro das mensagens
Pra dizerem mal educados
Ou então que são selvagens

Quando é nome e qualidade
Nós sabemos com razão
Quando é um adjetivo
E substantivos são
Invariáveis tem coisa
Boas na mesma lição

O plural com singular
Só mesmo o sábio é quem manja
Pois no plural nós dizemos
Blusas amarelas laranja
No singular é só blusa
E a palavra se em ganja

O grau do adjetivo
Exprime as intensidades
Por que de todos os seres
Mostram fortes qualidades
Comparativo e superlativo
Sem esconder as verdades


Eu sou tão inteligente
Quanto você é verdade
Esse é o comparativo
Que mostra a igualdade
De uma pessoa pra outra
Mesmo sendo autoridade

De superioridade
Nós temos o analítico
Sou mais alto que você
Fala de um jeito crítico
É um pouquinho arrogante
Assim como é o político

O sintético é o que diz
Que o sol é maior que a terra
Na inferioridade
Vejo outro que não erra
Sou menos alto que você
E o pensamento encerra

Em alguns adjetivos
Possuem que eu sei bem
Para o comparativo
Superioridade tem
E é na forma sintética
Irei mostrar para alguém

Existe o baixo e o alto
Bom e mal pequeno e grande
São essas formas sintéticas
Pois onde quer que eu ande
Irei dizer para todos
Que este estudo se espande

Sei que o superlativo
Divide-se em absolutos
E relativo também
De mostrando seus bons frutos
Seja analítico ou sintético
Esses são os seus produtos

No absoluto sintético
Sei que a torre é altíssima é
No absoluto analítico
Pode crer que boto fé
Que a torre é muito alta
Acredite seu José


Superlativo absoluto
Com ele eu muito me animo
Pois o sintético é formado
Com sufixos issimo rimo
E por exemplo finíssimo
Não posso esquecer o imo

Tem também o relativo
De superioridade
Por exemplo, o analítico.
Fala com intensidade
Paulo é o mais alto de todos
E é a pura verdade

Já o sintético me diz
De todos Paulo é o maior
A superioridade
Não diz que Paulo é menor
E sim menos alto que todos
E eu entendo melhor

Principais superlativos
Absolutos também
São chamados de sintéticos
Eu não nego pra ninguém
Vou explicar sobre eles
Pra você e mais alguém

Tem acre e acérrimo
Antigo e antiguíssimo
Baixo ínfimo alto supremo
O simo também altíssimo
Tem ágil e tem agílimo
Amável e amabilíssimo

O amargo e amarguíssimo
No sintético com certeza
Áspero se chama de aspérrimo
Todos de mostram grandeza
O sintético é mesmo assim
Pega agente de surpresa

Modelo diz que o dia
De festa é dia festivo
Mês de flores mês das rosas
Não tem nada negativo
Homem de sorte homem feliz
Por um outro motivo


Sabemos que amor de mãe
Também é amor materno
Amor paterno é de pai
E o de Deus é eterno
Trabalho de dia trabalho diário
Também está no caderno

Nos adjetivos pátrios
Quero dizer a vocês
Homem que nasceu na França
Com certeza ele é francês
Do Brasil é brasileiro
Do Portugal português

Adjetivos uniformes
Eu não estudei à toa
Irei citar dois exemplos
Que sabe a minha pessoa
Como essas duas palavras
Homem bom e mulher boa

Adjetivos biformes
Eu acho uma coisa bela
Se é marido e esposa
Pois então é ele e ela
Adjetivos biformes
Tudo isso me revela

Numeral é a palavra
Que exprime número e ordem
Os múltiplos e as frações
Os que poderem recordem
Para lembrarem de todos
Sem contenda e sem desordem

Cardinais são quando indicam
A quantidade um e dois
Três e quatro cinco e seis
E sete que vêm depois
Assim sucessivamente
Como o português compôs

Ordinais são quando indicam
Ordem primeiro e segundo
O terceiro quarto e quinto
Décimo primeiro ou segundo
Quem quiser saber das coisas
Venha e pergunte a Raimundo


Já os multiplicativos
Indicam multiplicação
É duplo triplo e quíntuplo
E sêxtuplo com razão
E outros que eu não vou
Botar nessa relação

Fracionários indicam
Fração divisão e meio
Terço doze é uma dúzia
Digo com linguajar cheio
Eu ensino a quem não sabe
E não faço papel feio

Para designar século
Capitulo rei e papa
Cardinais e ordinais
Usam em uma só etapa
Cardinais de onze em diante
O português tem no mapa

Por exemplo, v (quinto)
E até Pedro II (segundo)
Quem sabe o capitulo XV
Como eu digo a todo mundo
Luiz XIV também
Falando eu me aprofundo

Os pronomes pessoais
Eu tenho conhecimento
Classificam se em retos
Oblíquos e de tratamento
Pronomes pessoais retos
Vou dizer nesse momento

No singular tem primeira
Segunda e terceira pessoa
Eu você senhor e ele
Ela também numa boa
E quem aprender comigo
Não fica sabendo a toa

Já o plural é assim
Nós vocês e os senhores
Eles elas todos juntos
De mostrando seus valores
Isso os alunos aprendem
Com os melhores professores


O pronome é usado
Pra substituir nome
De um ser e muitas vezes
Evita o erro e assume
Como a repetição de nomes
Ás vezes é mau costume

É singular e plural
Átonos e tônicas que eu digo
Sei que a primeira pessoa
É a mi e mim comigo
Nos também e nós convosco
E dessa maneira eu sigo

Pronome pessoal Obliquo
O singular e plural
Átonos e tônicas também
Eu acho muito legal
Vou escrever mais na frente
Por que acho especial

Eu sei que no singular
Primeira pessoa é-me
Segunda pessoa é
Te o se e o lhe
E a terceira pessoa
Só é o lhe e se

Ainda no singular
Atônica tem mim comigo
Segunda pessoa você
Se comigo te contigo
Terceira pessoa é ele
Também ela e se consigo

Já no plural temos átonos
Primeiras pessoas nós
Os as a se e os lhes
Não posso esquecer de vós
As se os e os lhes
Eu digo tudo veloz

Na primeira do plural
Atônica nós convosco tem
A segunda vós convosco
Vocês se com sigo também
Se com sigo eles elas
Eu expliquei muito bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário