Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sexta continuação do português rimado

Sexta continuação do português rimado
Raimundo nonato da silva


Pronomes subdividem-se
Em oblíquos e retos
Esta é sua função
E os seus meios corretos
É sujeito e complemento
Eu acho todos completos

Pronome reto é aquele
Que é pronome sujeito
Sujeito não é oblíquo
Digo batendo no peito
O português não da brecha
Pra ninguém lhe por defeito

Reto somos nós oblíquo é ele
Assim sucessivamente
Átonos sem preposição
É-me te o certamente
A lhe se são do singular
Digo por ser consciente

Átonos sem preposição
No plural são lhe e se
Nós vós os e as
Eu quero dizer aqui
E jamais posso negar
As coisas que aprendi

Tônicos com preposição
É-me ti si ele e ela.
No singular no plural
Nós vós se como revela
Eles elas tudo é bom
A leitura é muito bela

Quando a primeira pessoa
E segunda do singular
Não exerce a função
De sujeito eu vou falar
As formas do eu e tu
Agora vou explicar









O eu e tu devemos ser
Substituído gente
Por mim e te meu amigo
Pois é necessariamente
Por que eu mim e te são tônicas
Fala quem é consciente

A respeito da terceira
Pessoa com qual se fala
De modo vago geral
Indeterminado cala
O pronome indefinido
Também tem a sua escala

O pronome relativo
Retoma um substantivo
Ou um outro pronome
Já citado em seu arquivo
Eu vou já lhe explicar
A razão e o motivo

Oração substituindo
No início da oração
Seguinte está explicada
O motivo e a razão
O pronome relativo
Serve-me até de lição

O pronome relativo
Ele não trabalha a toa
Usado pra retomar a palavra
Que designa pessoa
Por exemplo hoje e você
Que paga a conta na boa

Pronome interrogativo
Também é especial
Que quem quanta quantos quais
Não posso esquecer o qual
E brincar com as palavras
Eu acho muito legal





O verbo indica uma ação
O fenômeno e um estado
Nas conjugações verbais
Eu estou bem preparado
E agora de um e um
Detalho bem detalhado

Palavra que indica ação
Ocorrida no passado
Se for ao tempo atual
Ela expressa um estado
Porque no tempo atual
Ela eu tenho guardado

É palavra que exprime
Fenômeno da natureza
Porém no tempo futuro
Localiza com certeza
Porque é lá que está
O verbo e sua grandeza

O verbo indica passado
O presente e o futuro
Nele se vive e se cria
Ele está sempre seguro
O verbo é muito importante
Empresta e não cobra juro

O verbo possui três modos
Primeiro é indicativo
Tem as formas nominais
Segundo é subjuntivo
Eu não esqueço o terceiro
Que é o imperativo

Quando é o infinitivo
Impessoal sem sujeito
Gerúndio termina em indo
Acho que está direito
Particípio em ado ou ido
E cada um é perfeito

Quem estuda muito aprende
Todas as formas nominais
Outras coisas importantes
Conheço os tempos verbais
Procure estudar com calma
Pra você aprender mais


Vozes verbais que indicam
Se o sujeito pratica
Recebe a ação pelo verbo
Ensina e se justifica
A voz verbal se expressa
Sua flexão é rica

Voz ativa é quem indica
Que o sujeito é reagente
Mas a voz passiva é quando
O sujeito é paciente
Seja analítica ou sintética
Eu acho conveniente

E a voz reflexiva
Eu também acho normal
Quando o sujeito pratica
E recebe a ação verbal
No outro verso em seguida
Eu lhe direi o final

Quando ele ao mesmo tempo
É agente e paciente
É a voz reflexiva
Que está ensinando agente
E quando eu aprendo certo
Fico mas eficiente

E o verbo regular
Não sofre alteração
Quando ele é conjugado
Eu aprendi na lição
Seu radical não se altera
Quem souber me der razão

Irregular é aquele
Que quando é conjugado
Sofre a alteração
Em geral estou lembrado
No radical com certeza
Esse verbo é alterado

O radical também faz
Parte da forma verbal
Contém o significado
Básico e é tão normal
Do verbo pra se obter
O chamado radical


Para obter o radical
Elimine a terminação
A r e r ou i r
Fazendo a execução
Tirando do executivo
Ponto final na questão

Digo a vocês que o
Infinitivo impessoal
Não se refere a nem uma
Pessoa gramatical
Isto é que não tem sujeito
Ouviu bem ponto final

Estudei correlação
Entre os tempos verbais
Conjugações de alguns verbos
Que todos são principais
Verbo é amar e viver
E sorrir é bom de mais

Advérbio invariável
Que modifica o sentido
Do verbo acrescentando
Pelo o que eu tenho lido
Faço questão que você
Aprenda bem aprendido

Determinada circunstância
De tempo, modo e intensidade.
De lugar etc.
Que não é finalidade
O verbo modifica
Verbo com autoridade

Por mais de uma palavra
Toda locução formada
Funciona com advérbio
Entenda bem camarada
Locução adverbial
É mandona nessa parada

E a classificação
Do advérbio também
De lugar é lá aqui
Acima e por fora tem
Se aqui somos felizes
Dá o exemplo a alguém


O advérbio de modo
Pode ser o bem ou mal
Assim devagar as pressas
De um jeito especial
Porém pacientemente
Eu deixei para o final

O advérbio de dúvida
É talvez possivelmente
É acaso e porventura
Afirmação realmente
Com certeza etc.
O advérbio é decente

Não de modo algum de forma
Nenhuma é de negação
Mas se for muito e de mais
Poucos menos em excesso e tão
É o de intensidade
Digo com toda razão

O advérbio de tempo
É hoje, amanhã, agora.
Sempre logo e às vezes
Sabe quem ler e decora
Locução adverbial
Quem sabe não ignora

Por mais de uma palavra
Toda expressão formada
Funciona como advérbio
A locução preparada
Locução adverbial
É chefe nessa parada

Não permite flexão
Masculino e feminino
Nem singular nem plural
É advérbio eu combino
Mas na frente eu vou dizer
Qual será o seu destino

Referem-se basicamente
A um verbo adjetivo
Ou advérbio também
Ta explicado o motivo
Mas já o adjetivo
Concorda com substantivo



Sei que a preposição
É palavra invariável
Que relaciona com outras
Deixando bem explicável
Determina relação
Com sua forma agradável

Que liga duas palavras
Que tem. a mesma função
A palavra invariável
Também é a conjunção
Que liga a palavra á outra
Na hora da oração

Sintaxe é parte da
Gramática que estabelece
Relações e combinações
Entre palavras acontece
Ordenação dependência
E concordância prevalece

Análise sintática é
Para melhor se aprender
Se articular nas frases
E nossa língua saber
Buscar o aperfeiçoamento
E tudo compreender

O sujeito é o conjunto
De palavras em oração
Que designa o ser
E respeita com razão
Do qual se declara algo
Entenda bem meu irmão

A respeito do sujeito
Eu também estou lembrado
Que contém que se declara
Explicou bem explicado
Essa parte da oração
Eu chamo de predicado

O verbo de ligação
É o significativo
O verbo é indispensável
Por ser comunicativo
Na constituição da oração
Tá explicado o motivo


Ocorre no predicado
Dependendo das relações
Estabelecem entre eles
De mas termos em orações
Verbo é palavra importante
Com as suas ligações

O verbo de ligação
Por si mesmo nada informa
A penas liga o sujeito
Ao predicado e transforma
Porque ligando um ao outro
Concluiu a sua forma

Característica é o modo
De ser ou de se está
Esse é o predicativo
Do sujeito eu vou falar
Por intermédio de um verbo
Pode o sujeito ligar

Se expressa por si mesmo
Verbo significativo
Ações acontecimentos
Ou fenômenos positivos
Chamados da natureza
Esse é seu objetivo

Verbo intransitivo é
Aquele que por si só
Exprime uma idéia completa
Eu já conheço de có
Sem exigir outro termo
Entenda bem seu Jacó

Já o verbo transitivo
É aquele que não tendo
Sentido completo por si
Mesmo como estou dizendo
Exige um objeto
Conforme eu estou sabendo

Objeto é termo que
Funciona como paciente
Ou receptor do fato
Que completa certamente
O sentido transitivo
De um verbo entenda gente


Transitivo intransitivo
Direto ou indireto
Todo verbo é importante
E lhe ensina correto
Estude e aprenda bem
Pra não ser analfabeto

Objeto se relaciona
A um verbo transitivo
Complementa lhe o sentido
Funcionando positivo
Como um receptor
Por ser muito decisivo

E do processo verbal
O alvo destinatário
O objeto também
É um beneficiário
Estude e aprenda tudo
Porque ele é necessário

Agente da passiva é
Elemento que numa oração
Na voz passiva prática
Com certeza uma ação
Recebida pelo o sujeito
Entenda bem meu irmão

Na voz ativa o sujeito
Pratica ação na passiva
Ele recebe a ação
Da chamada voz ativa
Eu gosto do português
E grito bem alto viva

Adjunto adverbial
É termo palavra ou expressão
Que se relaciona com o verbo
E serve de indicação
As determinadas circunstâncias
Eu irei dizer quais são

Circunstância que ocorre
Também o fato verbal
E tudo sempre acontece
De uma forma especial
Eu gosto do português
E não sou intelectual


Adjunto adnominal
É palavra ou expressão
Que se ajunta a um nome
Como diz a oração
Para especificar o sentido
Desse nome com razão

Atribuindo lhe uma
Característica e qualidade
Ou o modo de ser
Essa é a realidade
Adjunto adnominal
Tem especialidade

Termo que através de um
Verbo de relação se relaciona
Ao sujeito atribuindo-lhe
Uma qualidade de dona
Característica ou estado
Que serve como coluna

Esse é o predicado
Do sujeito veja bem
Que sujeito e predicado
Seu valor cada um tem
O português é assim
Quando um vai o outro vem

Complemento nominal é o termo
Que através da preposição
Relaciona-se a nomes
De sentido meu irmão
Incompleto para completa-lhe
A significação

Pra quem não sabia aposto
É o termo que explica
Ou resume o sentido
Do texto e especifica
Esclarece ao o qual
Refere-se e justifica

Vocativo é para chamar
Pelo o nome ou apelido
Característica ou ser
Pessoa ou coisa entendido
Pessoa com quem se fala
Esse é bem esclarecido


Estudo do predicado
Eu quero aprender direito
É aquilo que se diz
A respeito do sujeito
Quem não sabia se esforce
Para aprender satisfeito

Período composto é
Ele o período formado
Por duas ou mais orações
Conforme aqui foi ditado
E quem conhece o assunto
Não diz que estou errado

É o período composto
Por sua subordinação
E oração principal
Subordinada oração
Porém necessariamente
Nessa ordem digo não

Já o período composto
Por coordenação me agrada
Só porque nele está
A oração coordenada
Assim sucessivamente
Eu vou seguindo a estrada

No período misto está
A oração principal
Subordinada ou coordenada
Oração é coisa tal
Não necessariamente
Mas nessa ordem legal

Toda oração que funciona
Com termo sujeito ou objeto
Adjunto adverbial
De outra eu digo direto
Oração subordinada
Falei e estou correto

A oração principal
É toda oração que tem
Associada a ela uma
Ou mais de uma também
Oração subordinada
Ouviu cara entenda bem


Oração subordinada
Digo com toda razão
Funciona como termo
De uma outra oração
Quem inventou o português
Tinha imaginação

A oração principal
Saiba bem que é aquela
Que tem outra oração
Funciona como o termo dela
De uma forma ou de outra
Oração é muito bela

Causal indica a causa
Como uma vez que por que
Orações conjugações
Quero dizer a você
O português é assim
Em quase tudo existe um que

Condicional exprime
A condição se a menos
Que desde que contato
E vai ganhando terrenos
Conjunções e os exemplos
Para grandes e pequenos

Consecutiva indica
A conseqüência do fato
Tão tanto tamanho que
Eu digo e não é boato
Expresso na oração
Principal eu lhe relato

Conformativa estabelece
O modelo ou a forma
De acordo com o qual
Ocorre o fato e transforma
Como segundo também
Seja conforme ou com forma

Concessiva exprime um fato
Que poderia impedir
Muito embora não impeça
Mesmo quando quer agir
Ainda que ela queira
Nunca pode coagir


Comparativa estabelece
Uma comparação
Como mais menos e que
E cada conjugação
Está dando um bom exemplo
Pra quem gosta da lição

Final é finalidade
Para que a fim de que
Temporal espreme o tempo
Quando enquanto logo que
Desde que a ocorrência
Explique bem a você

Tanto faz proporcionar
Como proporcionalmente
Á proporção que, a medida.
Que quanto mais tá na frente
As conjugações são boas
Até pra fazer repente

Origem na palavra grega
A palavra sindética tem
Sindetom significa
Conjunção entenda bem
E o resto do assunto
Irei escrever além

Portanto quando se diz
Uma oração coordenada
É sindética apenas esta
Se informando camarada
Que ela apresenta uma
Conjunção nessa parada

A oração coordenada
Que no período composto
Não funciona como termo
Nem tem outro como encosto
Funcionando como termo
Mesmo de contra ao seu gosto

Aditiva é a palavra
Estabelece uma adição
E nem e não só e mas
Também com toda razão
Esse é o principal
De cada conjunção


Adversativa indica
Uma idéia contrária
Más porém e toda via
Com tudo extraordinária
No entanto e entretanto
Não obstante é necessária

Alternativa espreme
Opção ou alternância
Ou ora ou ora quem
Quer que tem muita importância.
Esse sentido no texto
Da uma boa elegância

Conclusiva é que indica
Um fim uma conclusão
Lógica relativamente
Ao fato da outra oração
Logo pois após por isso
Portanto preste atenção

A explicativa é
Porque que pois colocada
Contém justificativas
Estão expressas na parada
E até antes do verbo
Entenda meu camarada

Pra você que não sabia
Concordância nominal
É o príncipio de acordo
Sabemos que com o qual
Toda palavra variável
Tem o referencial

Referente ao substantivo
Deve se flexionar
E alterar a forma
Para se adaptar
A ele em principais regras
Um com outro concordar

Você que estuda sabe
Que concordância verbal
Ela ensina tudo no
Principio gramatical
Que determina como verbo
E é muito especial


Deve flexionar-se
E de forma variar
Ao sujeito da oração
Assim para se ajustar
Eu estou trocando a forma
Só para poder rimar

Sujeito simples é aquele
Que um único núcleo tem
O núcleo do sujeito nunca
É rígido e entenda bem
Determinado por preposição
Como com de e em

Sentido fazer carinho
Satisfazer agradar
O verbo também é ver
Socorrer e ajudar
Pertencer e assistir
Visar mirar aspirar

Verbo regência e exemplo
E tem também o sentido
Mas eu vou falar da crase
O que eu tenho aprendido
O chamado acento grave
Eu não estou esquecido

Emprego casos e exemplos
Tem crase opcional
E a crase obrigatória
E proibida que tal
Já acabei o resumo
Portanto ponto final

Uma língua indo-européia
É o conhecido inglês
Pertence ao grupo germânico
O qual se divide em três
Do germânico ocidental
Quero dizer a vocês

Existe o inglês antigo
O médio e hoje o moderno
Hoje ele esta no Book
Exercesse e no caderno
Enquanto o mundo existir
O inglês será eterno


A língua espanhola tem
Sua origem no latim
É derivado do indo
Europeu eu sei que sim
Muito falada no mundo
Alguém falou para mim

O idioma romano
É a língua espanhola
Sua raiz é latina
Eu aprendi na escola
Linguajar castelhano
O espanhol tem bitola

Nenhum comentário:

Postar um comentário