Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O sábio e tolo

O sábio e tolo autor poeta
Raimundo Nonato da silva

O aluno na escola
Aprende sua lição
Ler decora português
Estória e religião
Matemática e geografia
Cumprindo a sua missão

Neutralizar é ficar
Nem contra nem a favor
Calar e não declarar
Quem tem ou não tem valor
Não atinge nem defende
Mesmo sendo sabedor

Antes de ir quem não foi
Quer ir vá, mas se arrepende.
Mas se for e não ficar
Com certeza logo entende
Depois de apanhar muito
Na vida tudo se aprende

Hoje eu quero utilizar
Empregar meu pensamento
Tirar proveito daquilo
Que me traz conhecimento
E desfrutar do saber
Sem perder nem um momento

Meditar é contemplar
Concentrar e refletir
Considerar o assunto
E se errar corrigir
Pensar antes de dizer
Ter bom senso Para agir

Medito profundamente
Porque sou meditabundo
Penso nas coisas do céu
Sem perder nem um segundo
Depois vejo a diferença
Que tem do céu para o mundo









O néscio é inguinorante
Só ele mesmo é capaz
De se abraçar com a guerra
E se afastar da paz
E não é por ser matuto
Que ele é tôo de mais

Nasci pra ser tarimbado
Sou um pouco experiente
Antes de ver eu conheço
Qualquer um tipo de gente
Só na conversa eu descubro
Quem fala a verdade ou mente

Mandada por satanás
Nosso maior inimigo
Eu vi a AIDS chegando
Botando o mundo em perigo
Mas os tolos não percebem
Que a doença é um castigo

Profecia é predição
Mas eu não vou predizer
Só digo que sei sabendo
E não que sei sem saber
Só não vou é fazer nada
Que me possa perverter

Graças a Deus tenho crânio
Cérebro e cabeça boa
Calo-me se eu não souber
Não vou falar nada a toa
Este dom que Deus me deu
Não tem em toda pessoa

Se discernir é saber
Eu tenho conhecimento
Dos fenômenos que se passam
Na vida a cada momento
Eu gravei tudo na câmera
Do filme do pensamento






Eu sim sou racional
Só vou agir com razão
Sem manchar a consciência
Sem ofender meu irmão
Quem pensa para fazer
Nunca perde uma questão

Eu sou ativo e zeloso
Trabalho com diligência
Investigo muito rápido
Também tomo providencia
E executo o trabalho
Com maior inteligência

Senso e sensatez só têm
Quem é prudente e sensato
Refletido e muito lúcido
E medita sobre o fato
Nunca faz um plano ruim
Nem joga os sonhos no mato

Intelectualidade
É a mesma inteligência
Só tem quem é mesmo gênio
Dotado de sapiência
Quem diz que tem sem saber
É sego de consciência

Conheço todas as espécies
Muitos gêneros eu aprendi
Se eu esqueci alguns
Mas outros eu não esqueci
Porem só o meu Deus sabe
O tanto que eu sofri

Busco o racionalismo
Gosto de especular
Baseio-me na razão
Por isso vou meditar
Só não vou decidir nada
Antes de observar

Nenhum comentário:

Postar um comentário