Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quarta continuação do português rimado

Quarta continuação do português rimado
Autor poeta Raimundo nonato silva
Da Cidade de Sousa na Paraíba


Nos pronomes pessoais
De tratamento admita
Que tem senhor e senhora
E também a senhorita
Você e vocês também
Sei que o povo acredita

Vossa senhoria é
Tratamento cerimonioso
Para alta autoridade
Tem um jeito caprichoso
Chamo de vossa excelência
Em um linguajar dengoso

Já de vossa majestade
Chamamos reis e rainhas
Vossa santidade é Deus
Eu digo nas frases minhas
Vossa alteza é para os príncipes
Também para as princesinhas

De vossa reverendíssima
Tratamos os sacerdotes
Vossa eminência trata
O cardeal com seus dotes
Meritíssimo é o juiz
Ninguém pense que é trote

Ilustríssimo também é
Tratamento de verdade
Que nós podemos tratar
A quem é autoridade
Os pronomes pessoais
De tratamento é verdade

Os pronomes pessoais
Que indicam muito bem
Posse do substantivo
Eu quero dizer também
Esses principais pronomes
Possessivos para alguém









Primeiro do singular
Meu minha meus e minhas
Sei que referi se ao eu
E eu digo em poucas linhas
E assim vou caminhando
Com eu meus, minha nas linhas.

O primeiro do plural
Nosso nossa nossas sim
Referi-se a nós e nossos
E isso eu não acho ruim
O português é difícil
Do principio até o fim

E na segunda pessoa
Do singular continua
Refere-se a tu e teus
A teu a tua e tuas
Quem tem uma no singular
No plural passa a ter duas

Já a segunda pessoa
Do plural é vosso e vossa
Refere-se a vós e vossos
E vossa que não é nossa
O português é assim
Com ele não tem quem possa

E na terceira pessoa
Do singular e plural
Tem seu sua seus e suas
Eu acho muito legal
E quem aprender comigo
Tem que ser especial

Ás vezes substitui
Como o português revela
A palavra seus e suas
Seu e sua são singelas
De você e do senhor
Delas dele a forma é bela




Os pronomes possessivos
Deverão ser estudados
Até no lugar do nome
Eles podem ser usados
Os pronomes possessivos
Por mim são bem respeitados

Pronome demonstrativo
Mostra um ser indicando
Se esta próxima ou não
Demonstrativo é mostrando
Eu vou explicar agora
Por que dele estou gostando

Este esta estes estas.
E isto indica também
Que a pessoa esta próxima
Quando fala com alguém
E está relacionada
Isso eu vou explicar bem

Com a primeira pessoa
Do plural ou singular
Também as palavras mostram
Esse e essa ao explicar
Esses e essas também isso
Nós podemos estudar

Esse e essa esses e essas
Eu também acho uma boa
Indica que está próxima
E que ninguém fala a toa
E a pessoa com quem fala
É a segunda pessoa

A palavra aquele aquela
Aqueles estão mostrando
Aquela também aquilo
Também esta demonstrando
Afastado da pessoa
Com a qual está falando

Pronomes indefinidos
Refere-se em especial
A terceira pessoa
Chamada gramatical
E mesmo não definido
Do modo vago é legal


Palavras que são pronomes
Indefinido é algum
Alguma alguns e algumas.
Nem uma e também nem um
Nem uns nem umas também
E pode ser até um

Outro e outra outros e outras.
Todo e toda todas têm
Todos e todas, muitos e muitas
Muito e muita também
Pouco, pouca poucos poucas
Eu não nego pra ninguém

Tanta e tanto certa e certo
Certos e certas tantos e tantas
Vário e vária vários e várias
Tantas que eu não sei quantas
Português não faz milagre
Mais suas frases são santas

Os invariáveis são
Alguém algo todo cada
Ninguém modo e outra coisa
Que estar na mesma estrada
E se não for desse jeito
Digo que não sei de nada

Há pronomes indefinidos
Constituídos de mais
De uma palavra são
Locuções pronominais
Indefinidas são essas
Vou dizer as principais

Alguma coisa cada um
Qualquer um ou outro agente
Indefinido é assim
Não tem nada diferente
E só descobre essas coisas
Quem nasceu inteligente

Pronome interrogativo
Representa um ser indicando
Ou como a terceira pessoa
De o discurso estar ficando
De um modo meio vago
Mesmo assim interrogando


Pois os principais pronomes
Interrogativos são
Os Quais quanto também quantas.
Quanta também com Razão
Quantos a que e também quem
Esta tudo na lição

Na ligação com o reto
Da oração o positivo
Não poderei esquecer
Do pronome relativo
Que esse relaciona
Também com o substantivo

Os pronomes relativos
Tem o qual a qual as quais.
Os quais cujo cuja e cujos.
Quanta cujas quanto e mais
Quantos, quantas, os invariáveis.
Que quem e onde os principais

Antônimo de bem é mal
Sinônimo de bom é bem
Antônimo de feio é bonito
e o de falta é quem tem
Como o sinônimo você
És tu e não é alguém

Pois o conjunto das letras
Chamamos de alfabeto
As vogais e consoantes
Nada falta e eu completo
Letra maiúscula e minúscula
Ensinando ler correto

As consoantes só podem
Com apoio das vogais
Serem bem pronunciadas
Mais todas são principais
E as vogais podem sozinhas
Serem faladas aliás

Eu com as letras maiúsculas
Posso escrever se eu quiser
Os substantivos próprios
Nome de Homem ou mulher
Lugares livros e escolas
Só não escrevo um qualquer


O português tudo ensina
E não é feito de fases
O pouco que aprendi
Também pelas minhas bases
Só uso as letras maiúsculas
Para iniciar as frases

Fora as vinte e três letras
Que no alfabeto está
Ainda tem outras três
W Y e a letra K
A k indica quilômetro
Aqui ou mais para lá

W só indica watt
Não vou fazer propaganda
Y é muito usado
Para escrever Yolanda
O Português é tão bom
Que eu não deixo de banda

Explicação do verbete
De a palavra libertar
É soltar abrir a porta
É o mesmo que livrar
Fugir ou correr de alguém
Escapuli escapar

Temos c com som de s
Temos também a cedilha
O ç com sinal em baixo
Eu acho uma maravilha
Não se começa palavra
Com cedilha que não brilha

Sei que o s é usado
Para indicar o plural
Dois s s são chamados dígrafo.
De um só som especial
Não se inicia palavra
Com dois s s que é mal.

O s entre as vogais
Sempre tem o som de z
Batizar juiz gozado
É z eu digo por que
S em camisa e casaco
E casal diz a você


Eu acho muito importante
Sinais de pontuação
Que a gente usa na carta
Em leitura e redação
Sem eles ninguém leria
Corretamente a lição

Dois pontos ( : )é indicando
Que em seguida já vem
A fala dos personagens
Neste caso eu digo alguém
Os dois pontos são para isso
Eu expliquei muito bem

O travessão ( __ ) é indicando
O inicio das mensagens
I o início da fala
De todos os personagens
O travessão é pra isso
Também tem suas vantagens

Interrogação ( ? ) indica
A frase interrogativa
Por isso deve ser lida
Com entonação bem viva
Mesmo de baixo pra cima
Ascendente é positiva

O ponto (.) final indica.
O termino da frase também
Uma pausa na leitura
Em voz alta eu disse bem
Não posso me esquecer
Do valor que o ponto tem

Na pequena pausa (,) a vírgula.
Se não tiver fará falta
Ela é quem indica a pausa
Na leitura em voz alta
A vírgula na redação
Ela é a que mais se exalta

O outro ponto importante
É o de exclamação (!)
Sempre indicando surpresa
Emoção e admiração
E dizer isso a vocês
É uma satisfação


A letra r entre vogais
O som fraco ficará
Mais se colocar dois RR
O som mais forte estará
E palavra com dois RR
Ninguém iniciará

E nas divisões das sílabas
Os dois r r ficam separados
Por exemplo, carretel
Eu ainda estou lembrado
Quem estuda o português
Tem de ter o bom guardado

Sabemos que mal com l
É o antônimo de bem
Mau com u é o antônimo
De bom que é quase bem
Porém de um para o outro
Pouca diferença tem

Antes de p e de b
A letra m é usada
E antes das consoantes
O n esta camarada
Antes de s e de d
O n está na parada

Só antes de p e b
O n não é usado
Mais a letra m e n
Cada uma tem resultado
Por que no fim da palavra
N ou m é reservado

Nesse caso a letra m
Ou n é especial
M e n reproduzem
Um som bonito e nasal
Em parte pelo o nariz
E isso eu acho legal

O acento agudo ( ´ )está
Sempre nas vogais abertas
Porem na palavra fábrica
Eu fiz uma descoberta
Que agudo ou circunflexo
Usa-se na hora certa


Usa-se acento circunflexo (^)
Sempre nas vogais fechadas
Em português e em mês
E noutras palavras usadas
Parece até com chapéu
Daquelas épocas passadas

O til (~) também aparece
Sempre na palavra não
A manhã e outras mais
Não posso esquecer de pão
E outra mais importante
Que a gente usa é a mão

Somente no som nasal
É que usamos o til
Ele indica o som nasal
Nas vogais é nota mil
O til é tão bom de um jeito
Que rima até com Brasil

“O cavalo é de ouro ‘‘“.
Entre aspas é enganoso
Pode estar certo ou errado
Verdadeiro ou mentiroso
Entre aspas é assim
Discreto ou vantajoso

Este sinal (...) reticência
.Indica que o autor deixou.
De dizer alguma coisa
Do texto e não revelou
Estou dizendo do jeito
Que o livro me ensinou

As reticências também
São usadas para deixar
Algum assunto em suspense
Ou para recomeçar
Surgir alguma idéia
Que o autor quis revelar

Quando alguém Diz Ele disse
Dois pontos (: ) é o sinal
Que o outro já falou
Ou ta falando a final
Travessão --- muda de assunto
E um ponto é ponto final


A frase é um conjunto
De palavras organizadas
Que expressa um pensamento
Até piadas e charadas
Só não sabem dessas coisas
Pessoas más informadas

Sei que c h e x
Também tem o mesmo som
Porem chaveiro e xarope
Já está mais do que bom
Pra saber que c h
É dígrafo e tem um só som

Quando a letra g ou j
Acompanha a vogal e
Apresenta o mesmo som
Você pode botar fé
Se eu estou dizendo assim
Pode acreditar que é

Jiló gigante e gemido
Injeção gemada e jeito
Seja o j ou o g
Tem o som do mesmo jeito
E outras palavras mais
Que eu tirei desse pleito

O comprimento com o
Se quer dizer medição
Mais cumprimento u
Se quer dizer saudação
É que o tem som de u
Numas coisas e outras não

Outros sanduíche e vírus
Claro bueiro e bobina
Dourado e jabuticaba
Estourar couve e curtina
Som de o e som de u
Ta em bonita e buzina

A letra h não tem som
Quando ela esta sozinha
Depois de l ou de c
E n se encaminha
É dígrafo e tem mesmo som
Só por causa da vizinha


A letra h não tem som
Sabemos que ela é muda
Mesmo assim ela inicia
Palavra e serve de ajuda
Como hoje Hugo e helena
Isso sabe quem estuda

Mais indica intensidade
É ao contrario de menos
Ela está no grupo grande
E no grupo dos pequenos
Alastra-se pouco a pouco
E vai ganhando terrenos

Já mas indica idéia
Contrária e oposição
Equivale a porém
No entanto com razão
Toda via e outras mais
Que eu não boto em questão

O som de l e de u
ÀS vezes parece igual
Seja anel ou futebol
Funil canil e degrau
Fugiu autor audição
Aula automóvel e cacau

Nessa palavra qualquer
Eu sei que o u de qua
Não é dígrafo e sim ditongo
Veja o u perto do a
Quê que quo é ditongo
Do jeito que aqui está

Sei que andar é um verbo
Que indica movimento
Cantar falar e correr
Eu tenho conhecimento
Quem estuda português
Tem de ter muito talento

Os estudantes não tinham
Idéia de onde estavam
A palavra esta dizendo
Eles não movimentavam
A palavra esta falando
Conforme todos falavam


Aonde significa
E diz para que lugar
É usado dessa forma
Agora eu irei falar
Não indica movimento
Como o verbo ir e chegar

N h é um dígrafo
Tem o mesmo som em ninho
Galinha banho e dinheiro
Minhoca aranha e vizinho
Em linha e companheiro
Caminho e passarinho

L h e l e i
As vezes atrapalham a gente
Mas l h é um dígrafo
De um só som diferente
L e i não é um dígrafo
E tem o som transparente

O s tem som de z
O português fez e faz
Esta vendo aquele muro
O homem se esconde a traás
E a mulher fuxiqueira
Um fuxico agora traz

Oh! Puxa! Meu deus! E hei!
E ai! É interjeição
Oba! Nossa! Olá! Coragem
Por que revela emoção
Psiu! Tomara! E socorro
Muito bem! e atenção!

X i! Viva! U i! e que coisa
E que pena! é também
A interjeição a mostra
A emoção de alguém
Através de uma surpresa
Feita eu não sei por quem

Palavra com é ou i
Ás vezes confunde agente
Na hora de escrever
Vejo tudo diferente
Como pátio arrepio
Criador crânio evidente


S c também é dígrafo
O mesmo som tem de ter
Na palavra adolescente
Crescente nascer crescer
Consciência e nascente
Importante é florescer

Os verbos estão agrupados
Em três as conjugações
A primeira é a e r
Conforme esta nas lições
Brincar amar respirar
E nas suas decisões

Por que separado é usado
Em frases interrogativas
Porque junto é na resposta
Negativa ou positiva
Por que separado é
Pronome em frase negativa

Com acento circunflexo
O porquê é separado
Nas frases interrogativas
Este porque é usado
Quem conhece o português
Não diz que estou errado

Segunda conjugação
Pelo o que posso entender
Se finda com é e r
Na palavra parecer
Também nesses outros verbos
Descer e comparecer

Terceira conjugação
Temos o verbo dormir
Terminado em i e r
Temos subir e tossir
Todos pertencem a primeira
E agora eu quero é rir

Quando o verbo é conjugado
Ele é infinitivo
É diferente do tempo
E do modo indicativo
Sobre presente e futuro
Positivo e negativo


Tu pergunta eu pergunto
Ele ela perguntam bem
Nós perguntamos a ele
Eles elas perguntam a quem
São coisas que eu estudo
E ensino para alguém

No futuro do presente
Tu também perguntaras
Eu perguntarei também
Ele ela perguntaras
Perguntaremos-nos e eles
E elas perguntam já

E no pretérito perfeito
Eu te perguntei perguntaste
Ele e ela perguntará
Nós perguntamos e gostaste
Eles elas perguntaram
E porque tu não falaste

Tu perguntavas da forma
Que eu também perguntava
Nós perguntávamos-mos também
Ele ela perguntavam
Nesse pretérito perfeito
Eles elas não respostavam

No futuro do pretérito
Sei que eu perguntaria
Tu perguntarias bem
Ele ela perguntariam
Nós perguntaríamos
Eles elas perguntariam

Eu sei que gu é um dígrafo
Se unindo a e ou i
E pode até formar sílabas
Do jeito de gue e gui
Aprendi no português
E agora digo aqui

O futuro do pretérito
É para indicar uma ação
Que poderia acontecer
Mas depende de uma condição
E nessa eu não sei dizer
Realiza-se ou não


A letra x é pra me
Uma das letras mais decentes
É a única que possuem
Os cinco sons diferentes
Eu vou explicar um pouco
Para os inteligentes

X com som de c h
Tem na palavra faxina
E x com o som de s
Ta em texto alguém ensina
E x com som de dois s s
É auxílio gente fina

É o presente que fala
Tu entendes e eu entendo
Ele e ela entendem bem
Nós entendemos vivendo
Eles e elas entendem
O que não estou sabendo

Já no pretérito perfeito
Muitas pessoas diziam
Nós entendíamos bastante
Eles elas entendiam
Eu entendia e tu
Uns aos outros corrigiam

Fala o pretérito perfeito
Eu te entendi tu entendeste
Ele ela entenderam bem
E nós entendemos este
Eles elas entenderam
Porque desobedeceste

O futuro do presente
Fala-me assim entendei
Ele ou ela entendera
Tu entendes que eu sei
Nós entenderemos elas
Eles também sobre a lei

No futuro do pretérito
Ele ou ela entenderia
Eu entenderia bem
Tu também entenderias
Nós entendíamos
Eles e elas entenderiam


Eu sou tu é ele e ela
E nós somos com razão
Diz-me assim o presente
Eles elas também são
Estou falando a verdade
E ninguém diga que não

Eu fui tu foi ele e ela
Foi do jeito que nós fomos
Eles elas também foram
Nós fomos mais já não somos
Diz o pretérito perfeito
Não é coisa que supomos

Quando eu era tu eras
Eles e elas eram também
Nós éramos eles e elas
Eram e teve mais alguém
Diz o pretérito perfeito
Fora não fica ninguém

No futuro do presente
Eu serei e nós seremos
Tu serás e ele e ela
Serão também nós veremos
Eles e elas serão
No futuro saberemos

No futuro do pretérito
Tu serias e eu seria
Se eles e elas seriam
Nós seriamos com alegria
Não posso esquecer também
Que ele ou ela seria

Usa-se há do verbo haver
Para indicar tempo passado
Pode ser substituído
Por faz eu estou lembrado
No sentido de existir
E estar bem explicado

Usa-se a preposição
Para indicar distância
Ou o tempo e o futuro
O a tem muita importância
O h tem som de a
Mais não entra ema discordância

Nenhum comentário:

Postar um comentário