Poeta Raimundo Nonato

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os sonhos de cada um

Os sonhos de cada um
Autor poeta
Raimundo Nonato da Silva

Pois se sonhar do meu tanto
Peço a você se conforme
Porque mesmo sendo em sonho
O meu prazer é enorme
Eu sou do tipo de gente
Que sonha mais do que dorme

Dizem que sonho é ilusão
Mas não era o que eu queria
Todo mundo tive um sonho
Como eu sonhei um dia
E depois guardei meu sonho
Na mala da fantasia

Mesmo sem ser pelo o sono
O sonho é mais do que lindo
Até sonhando acordado
Eu só sei sonhar sorrindo
Sonho não vem só do sono
Que eu sonho sem estar dormindo

Eu sonho enquanto estou vivo
Fazendo mais construção
Do sonho e da fantasia
Sem ter realização
Porém só depois da morte
Meu sonho vira ilusão

Escrevi de madrugada
Fiz o maior sacrifício
Tanto padeci no fim
Como sofri no início
E agora sei que pra pobre
Tudo no mundo edifício

Sonhei gravando CD
E tive um prazer medonho
Sonhei escrevendo livros
Fiquei alegre e risonho
Todo mundo tem direito
De dormir e ter um sonho









Tentei deixar de sonhar
Mas não pude conseguir
Pedi a Deus a insônia
Mas mesmo sem eu dormir
Sonho estando acordado
E começo a refletir

Construí mais de um plano
Dizendo este tem valor
Eu colori os meus sonhos
Com tinta de toda cor
Meus sonhos são invisíveis
Como o próprio sonhador

Eu pensei que eu fazia
Mas eu não pude fazer
Eu sonhei mas é um sonho
Que eu pretendo esquecer
Sonho sem realidade
Nunca mais eu quero ter

Só se eu não esquecer
Irei eu continuar
Sonhar com o impossível
Mesmo sem realizar
Mas enquanto eu não morrer
Não vou parar de sonhar

Eu sei que não consegui
Ter objetividade
Eu construí muitos planos
Para falar a verdade
Meus livros foram de sonhos
Mas tinham realidade

Não realizei meus sonhos
Mas tenho convicção
Que meus planos construídos
Fez-me ser o campeão
Do sonho e da fantasia
Do plano e da ilusão





Pelo um plano ou pelo um sonho
Mais de uma pessoa almeja
Todo mundo tem um sonho
De fazer o que deseja
Enquanto não realiza
Não desiste da peleja

Não sei se dormi com fome
Ou se sonhei acordado
Só sei dizer que meu sonho
Foi mais do que bem sonhado
É uma pena meu sonho
Não ter se realizado

Hoje eu estou conformado
Na alegria e na tristeza
Sou eu um rico de sonhos
Convivendo com a pobreza
Tudo não passa de um sonho
Por mais que seja certeza

Sonho irrealizável
Eu não quero sonhar mais
Quem constrói sonho dormindo
Ao o despertar se desfaz
De todas as fantasias
Deixando os sonhos pra trás

Sonha a mulher velha ou nova
Sonha adulta e criança
Quem não constrói realidade
No sonho tem liderança
Quem tem vontade e não pode
Mas no sonho tudo alcança

Sonha o jovem que estuda
Em ser um homem formado
Tem um sonho de ser médico
Juiz ou advogado
Porque se não fosse o sonho
Nada tinha resultado

O sonho viaja e para
Como um navio no porto
Sonho eu enquanto vivo
Com prazer e com conforto
Porque homem nenhum pode
Sonhar quando estiver morto


Seja o homem velho ou novo
Sonha desvendando enredo
Um sonha tendo coragem
Outro sonha tendo medo
Quem não sonhou vai sonhar
Seja mais tarde ou mais cedo

Um diz que o sonho é bom
Outro diz que é ruim
Porém só depois da morte
Os meus sonhos chegam ao fim
Se não existir alguém
Que queira sonhar por mim

O sonho é como um segredo
Muito mais do que mistério
Se um diz é brincadeira
O outro diz que é serio
Tem sonho que é tão bom
Que deixa o sujeito aéreo

Eu sonhei na meninice
Com paz sossego e saúde
Sonhei na adolescência
E sonhei na juventude
Sonhei mais realizar
O meu sonho eu não pude

Só Deus conhece o meu sono
E o tanto que sonhei
Deus viu quando eu fui dormir
E viu quando despertei
Falando de todos os sonhos
Que nunca realizei

A caderneta dos anos
Aumentou a minha idade
Fui jovem e hoje sou velho
Para falar a verdade
Amanhã posso morrer
Porque tudo é vaidade

Sou escultor e pintor
Poeta e artista plástico
Eu construí ilusão
E mais de um sonho fantástico
O meu sonho esticou tanto
Que eu pensei que era elástico


Ah se eu pudesse de novo
Voltar a ter quinze anos
Podendo realizar
Todos meus sonhos e planos
Esta chance acabaria
Meus maiores desenganos

Se eu matar os meus sonhos
Na velhice faço encosto
Porque a maquina do tempo
Encheu de pregas o meu rosto
E as rugas são os sinais
Do cansaço e do desgosto

Um sonha sendo aluno
Outro sendo professor
Um sonha em ser fazendeiro
E outro sendo doutor
Se o sonho for pequeno
Grande é quem lhe dá valor

Um sonha em ser trapezista
De circo dono ou palhaço
Um pensa em ser bom atleta
Pro outro comprar seu passo
O sonho não é criança
Mas eu carrego no braço

Uma sonha sendo deusa
Outra sonha sendo musa
Quando dorme que se tem
Um sonho bom não recusa
Quem não faz nada em verdade
Mas no sonho tudo usa

O sonho bom é bonito
Mas o sonho ruim é feio
Tem sonho que faz a gente
Ficar no triste aperreio
Se meu crânio fosse o mar
De sonhos estava cheio

Sonho eu sonha você
O adulto e o menor
Sonha o feio e o bonito
O pequeno e o maior
Porque todos nós sonhamos
Com um futuro melhor


Sonhou vovô e vovó
Meu tio tia e prima
Parente irmão mãe e pai
Amigos fazendo estima
Até o poeta sonha
Com verso viola e rima

Sonha o preto e sonha o branco
O cabeludo e o careca
Tem um que sonha pescando
Outro caçando marreca
Pois no sonho a gente sabe
Quer-se ser santo ou se peca

Um sonha sendo bandido
Outro sonha sendo artista
Outro viaja dormindo
Sonha sendo motorista
Tem deles que dorme e sonha
E vira o carro na pista

Na esqueça de lembrar
Do sonho nunca esqueça
Dia tarde madrugada
Anoiteça ou amanheça
O sonho é meu inquilino
Mora na minha cabeça

Tem moça nova que sonha
Em ser modelo ou atriz
Rapaz sonha em ser ator
Ou político do país
Mesmo não sendo real
Sendo no sonho é feliz

Tem moça que sonha sendo
A miss paraibana
Tem rapaz que sonha sendo
Jogador toda semana
Mesmo sem realidade
Com o sonho se engana

Tem rapaz feio que sonha
Com uma mulher bonita
Se você nunca sonhou
Mais eu sonhar me permita
O sonho existe pra todos
Só sonha quem acredita


Muito mais do que elástico
O meu sonho se esticou
Foi crescendo foi crescendo
Pelo o mundo se alastrou
Eu não consegui chegar
Aonde o meu sonho chegou

Meu sonho foi no lugar
Que não pude conhecê-lo
Um dia saio de mim
Sem eu poder percebê-lo
E quando retornou a mim
Trouxe mais um pesadelo

Sou um construtor de sonho
Se o sonho é feito por mim
Deus o autor que me fez
Permitiu me ser assim
Dormi menos e sonhar
Muito do começo ao fim

Um sonha sendo artista
Para passar na TV
Só porque o sonho existe
Pra mim e para você
Porém tem gente que sonha
Sem ter pra quem nem por que

Nenhum comentário:

Postar um comentário