Poeta Raimundo Nonato

quinta-feira, 8 de abril de 2010

quinta continuação do português rimado

quinta continuação do português rimado
Autor Raimundo nonato da silva
De Sousa na Paraíba

F v t d p b
Os sons parecem eu retrato
Fim e vim tato toca e doca
Dado bois patos e bato
Se formos dá ponto aos sons
O jogo termina impa to

Presente do indicativo
Tu parte eu parto partimos
Ele e ela também partem
Saudade nós não sentimos
Eles elas todos partem
E na estrada seguimos

Diz o pretérito perfeito
Eu parti e tu partiste
Ele e ela partiram
Nós partimos todos tristes
Eles e elas partiram
Somente a saudade existe

Fala o pretérito imperfeito
Eu parti e tu partias
Ele ou ela partia
Nós partimos sem heresias
Eles e elas partiam
Naqueles passados dias

No futuro do presente
Partirei e tu partirás
Nós partiremos e ele
E ela também partirá
Eles elas partirão
E quem acompanhará

Eu partiria e tu partiria
No futuro do pretérito
Ele ou ela partiria
Nós partiríamos direto
Eles e elas partiriam
Pro carro ficar completo









Palavra que modifica
O verbo eu posso falar
Chamamos de advérbio
No clássico e no popular
Um pouquinho sobre eles
Pra vocês irei falar

Pois o de afirmação
Pode ser sim certamente
De dúvida possivelmente
Talvez e provavelmente
O de negação é não
De todos estou ciente

Tem o de intensidade
Bastante de mais e mais
Quase menos muito eu sei
Que são esses principais
Quem conhece todos bem
É sábio e muito capaz

De lugar a baixa a cima
Adiante além ali
Cá atrás dentro lá fora
Perto longe ou aqui
São coisas que eu estudo
E com esforço aprendi

O advérbio de modo
E assim; bem, devagar.
Docemente, geralmente
E depressa é bom falar
Sempre termina em mente
Faço questão de explicar

De tempo e amanhã cedo
Nunca tarde ainda agora
Jamais depois já e logo
Sempre antes e outrora
Tudo isso e muito mais
O pesquisador explora





Pois a expressão agente
E usada em lugar de nós
Pede o verbo na terceira
Pessoa eu digo veloz.
A qual é do singular
Eu digo de baixa voz

A gente gosta a gente faz.
E até a gente aprendeu
Se substituir a expressão
A gente por nós e não eu
Nós gostamos nós fazemos
No plural se escreveu

Que liga uma palavra á outra
Chamamos preposição
Por exemplo a e após
Até contra e com razão
De desde em entre e pára verbo
Também faz conjugação

Por sem também são chamados
De preposição também
Sob sobre e trás
E como eu já disse sem
Parecem insignificantes
E grandes valores têm

A letra a pode ser
Preposição ou artigo
Não podemos escrever
AA aquela como eu digo
Por isso usamos acento
Grave e falando eu prossigo

O acento grave indica
Que ouve uma crase bela
Fusão assim ao invés
De á a se escreve á aquela
E assim se torna crase
Como o português revela

Para mim é empregado
Quando não apresentar
Verbo no infinitivo
Com a terminação e r i r a r é ar
É do jeito que falei
E não queira duvidar


Para eu é empregado
Quando o verbo é a seguir
Com a terminação ar
Com é r e com i r é ir
O português é tão bom
Que pode nos divertir

Quando o c não tem cedilha
Se for com a fica cá
Mas se for a cedilhado
Com o som de s é Sá
Só se usa o ç cedilha
No u no o e no a

Sei que b l e b r
C l é especial
Como c r e d r
É também muito legal
F l e f r
G l é consonantal

Temos g r e p l
P r são importantes
T r t l u r
Todas elas estão constantes
Eles se unem as vogais
E também são consoantes

O português é bonito
Esses são os seus sinais
Para quem quer aprender
Genitais e digitais
Outros que são importantes
Não esqueçam os cardeais

Se mau com u é antônimo
De bom, como diz alguém.
A, pois o mal com o l.
É o antônimo de bem
Quem sabe certo não ensina
O errado pra ninguém

Mal com l ou mau com u
Para saber empregar
Basta trocar os antônimos
Antes de você usar
E se corresponder bem
Vai se aperfeiçoar


Essas duas consoantes
Quero dizer a você
O n só aparece
Antes de s e de d
Já o m é diferente
Antes de b e de p

A letra m e a n
Produzem um som nasal
O qual sai pelo o nariz
Acho muito especial
Eu já falei isso um dia
Para fulano de tal

Quando é nas vogais abertas
Usa se o acento agudo
Porém nas vogais fechadas
Disse-me quem sabe tudo
Que o acento circunflexo
Faz parte do meu estudo

A viagem com g é
Passeio e execução
Mas se for viagem com j
Tem outra explicação
É de o verbo viajar
Pelo o mundo meu irmão

Ligado a duas palavras
O substantivo composto
O simples é só uma palavra
Não tem outra de encosto
É como o fraco e o forte
Um mole e outro disposto

Encontro consonantal
Eu já falei minha gente
São duas ou mais consoantes
Que tem os sons diferentes
Como blusa, triste e grande.
Assim sucessivamente

Mas quando são duas letras
Que apresenta o mesmo som
Agente chama de dígrafo
Porque nunca muda o tom
Como nascer, cheia e isso.
Aprender eu acho bom


Sei que o i e ou u
São duas semivogais
Com menor intensidade
Pronunciadas, aliás,
Mas com a o u i e
Todas juntas são vogais

O ditongo é o encontro
De uma letra vogal
Com outra letra também
Mas sendo semivogal
O português é difícil
Mas é muito especial

O tritongo é o encontro
Da semivogal também
Com uma vogal e outra
Semivogal eu sei bem
Ta na palavra Uruguai
Quem estuda sabe bem

O encontro de vogais
Em sílabas diferentes
Nós chamamos de hiatos
Sabem os inteligentes
Ditongo e tritongo são
De hiatos descendentes

A língua portuguesa teve
Sua origem no latim
Lá na região do lácio
Hoje é Roma eu sei que sim
Na antiga região
Quer saber pergunte a mim

Contou com um fator importante
A hegemonia romana
Roma conquistava os povos
Se o espírito não me engana
Com latim oficial
Outra linguagem bacana

Duas espécies de latim
Em Roma tinha eu admito
O clássico escrito e falado
Por homens cultos acredito
E o vulgar pelo povo
Que não dizia bem dito


Foi na colonização
A nossa linguagem tupi
Hoje temos português
E castelhano aqui
Inglês francês e espanhol.
Cada um faça por si

O conceito da gramática
É uma coisa criativa
Existem duas gramáticas
Mais de uma alternativa
A gramática natural
E a gramática normativa

A gramática natural
Eu acho muito bacana
Da natureza da língua
E da natureza humana
Aprender sobre os sistemas
E regra que não engana

Da gramática normativa
Eu ainda estou lembrado
Existem normas e regras
Conjuntos sistematizados
Suas orientações
Deixam os homens preparados

Para escrever e falar
De acordo com o padrão
O culto da língua certa
Conforme ensina a lição
Gramática é quebra cabeça
Aprende quem tem noção

Fonologia é a parte
Da gramática que estuda
Estrutura fônica sonora
Da palavra e muito ajuda
Nas unidades lingüísticas
Sabe bem quem muito estuda

Letra é representação
Gráfica e é do fonema
Fonema quer dizer som
Já resolvi o problema
Com a letra escrevo a música
Com som declamo o poema


Tem seis letras e seis fonemas
Na palavra poesia
Dígrafo é um só fonema
Eu falo com garantia
O português é difícil
Mas nos traz sabedoria

Am n a é dígrafo
Assim como em e en
O m um im in outros mais
Disso eu sei muito bem
Eu aprendi e ensino
Não vou negar pra ninguém

Classificação dos fonemas
Pelo o que sei, aliás,
São três tipos de fonemas
Vogais e semivogais
Em consoantes também
Todos três são principais

Sei que nas cordas vocais
As vogais formam seu som
Passa pela boca e sai
Pra fora num ritmo bom
Não sofre interrupção
E nem atrapalha o tom

Quando uma sílaba aparece
Ligada a uma vogal
Não digo semi-metade
Eu chamo semivogal
As quais são semivogais
Cada uma especial

Semivogal é aquela
Chamada vogal segunda
Está depois da primeira
Por favor, não se confunda,
E procure entender
Que a gramática é profunda

Consoantes são os sons
Produzem-se quando a corrente
De ar vindo dos pulmões
É momentaneamente
Interrompida pela língua
Pelos os lábios ou os dentes


Os ditongos e tritongos
Todos são especiais
Pronunciadas pela boca
Nós chamamos de orais
Em parte pelo nariz
Nós chamamos de nasais

Em uma só emissão de voz
A sílaba é pronunciada
A sílaba é um fonema
Há qual muito me agrada.
É melhor saber de tudo
Do que não saber de nada

A semivogal é sempre
Pronunciada fracamente
Toda sílaba sempre tem
Única vogal certamente
Aprenda e diga aprendi
Com quem é inteligente

As variações lingüísticas
São mais do que importante
Elas são utilizadas
Por alguém interessante
Que por estudá-las bem
Hoje é muito falante

Na linguagem portuguesa
Um é recruta outro é craque
Pronuncia palavra e frase
Todas estão em destaque
Porém na mesma linguagem
Cada um tem um sotaque

Na variação histórica
O português se renova
Com linguagem e com grafia
Quem analisa comprova
Esquece a palavra velha
Aprende a palavra nova

Ortografia é a parte
Da gramática que determina
Como a palavra deve
Ser escrita e ensina
Segundo os padrões da mesma
E serve até de doutrina


Sufixo são terminações
Em, eza com certeza.
Em ÊS de francês.
Em esa de camponesa.
Indicam nacionalidade
E origem eu tenho certeza

Outro sufixo bacana
Existe o sufixo Isa
Masculino e feminino
Saber dele alguém precisa
Que sendo ele é profeta
Sendo ela é profetisa

O sufixo êz e eza
Se for ez é rapidez
No fim de leveza é eza
Quero dizer a vocês
Tudo isso e muito mais
Existe no português

Ez e eza são sufixos
Que se unem aos adjetivos
Unidas para formarem
Também os substantivos
Que os quais são abstratos
Sendo assim são positivos

Com s na última sílaba
Os verbos são derivados
De palavra que tem s
São escritos e formados
Começando por Isa
Sou um dos bens informados

Palavra que não tem s
Na última sílaba também
Esses verbos são formados
Com z eu sei muito bem
Frizar também é um verbo
O s sai e o z vem

Depois de ditongo é s
Nunca se emprega o z
Não confunda o z com s
Nem o j com o g
Que j é na última sílaba
É derivado e não g


Palavra na última sílaba
Se for escrita com j
Da origem a derivados
Quem sabe português nota
Que estou dizendo certo
E não sou um idiota

Depois de ditongo emprega-se
X e não ch
Mal com l ou mal com u
Tem alguém que chama má
Se for à linguagem matuta
O português é um chá

O mal escrito com l
É o antônimo de bem
Mau com u é o antônimo
De bom eu aprendi bem
E o que me ensinaram
Hoje eu ensino a alguém

Palavras que tem sentidos
Diferentes são homônimas
Mas tem as mesmas pronúncias
E rima até com anônimas
Pro verso ficar completo
Só é colocar parônimas

Parônimas são as palavras
De sentidos diferentes
Que apresentam entre si
Semelhanças aparentes
Na grafia e na pronuncia
Sabem os inteligentes

É acentuação gráfica
Uma coisa preferida
Possibilita palavras
Para ela ser bem lida
Quando for pronunciada
Corretamente em seguida

As regras gerais ensinam
Sobre a tônica e oxítona
Sobre acentuação
Da palavra paroxítona
E para rimar com ela
Tem A proparoxítona


Ditongo é pronunciado
Seja fechado ou aberto
Com a boca mais fechada
Sai errado eu digo certo
E regras complementares
Aprende quem é esperto

Morfemas são os menores
Unidades bem singelas
São significativas
Com as suas formas belas
Porque formam as palavras
E dão sentidos pra elas

Toda palavra é formada
De um mesmo radical
São chamadas cognatas
Diz o estudo legal
Mas sofrem alterações
Se for radical o tal

Ajuntam-se ao radical
Os afixos são morfemas
Mas antes do radical
Prefixos armam o esquema
Sufixos aparecem depois
E rima com os fonemas

Prefixo quer dizer in
Sufixo quer dizer avel
E se juntar com explique
Vira nome inexplicável
Minhas observações
Faço de um jeito agradável

Desinência são morfemas
Que se juntam ao final
Das palavras para indicarem
Flexões e coisa e tal
Subdividem-se em dois tipos
Cada um especial

Desinência nominal
Também segue o seu destino
Marca o gênero masculino
E também o feminino
E o número singular
E plural e eu combino



As desinências verbais
Indicam variações
Tempo passado e presente
Futuro das gerações
Só sei que de pouco a pouco
Vou chegando as conclusões

Indica formas verbais
Com o modo indicativo
A Desinência verbal
Também é substantivo
Número singular e plural
E também imperativo

Vogais temáticas verbais
Pra quem tem experiências
Elas se colocam entre
Radicais e desinências
Quem estuda português
Sabe dessas ocorrências

Sei que as vogais temáticas
Tem dupla finalidade
Preparar o radical
E a sua qualidade
Pra receber desinência
Unidos com igualdade

Indica conjugação
Que os verbos pertencem sim
Verbo primeiro e segundo
Terceiro e até o fim
Quem sabe o que estou dizendo
Não vai desmentir a mim

Nem toda forma verbal
Apresenta vogal temática
Sobre esses quatro morfemas
Alguém precisa ter tática
Radical afixo e desinência
Eu levo tudo na prática

Se alguém liga dois morfemas
Pode ser interessante
Porque pode apresentar
Uma vogal ou consoante
O português não é facil
Mas é bom e importante


Morfemas gregos latinos
Quem sabe certo não erra
Frigi-radical latino
Quer dizer frutos da terra
Para defender o certo
Eu enfrento até a guerra

Voraz radical latino
Significa quem se alimenta
Está sufixo de origem
É grega que se apresenta
Adeptos de seguidor
Quem sabe bem não se esquenta

Palavra frugivorista
É formada por três elementos
São radicais e prefixos
E sufixos bem atentos
Estou falando de acordo
Com os meus conhecimentos

Em alguns radicais gregos
Eu tenho sabedoria
Biblio livro biblioteca
Antropo homem antropogia
Radical sentido exemplo
Falo com categoria

Alguns radicais latinos
Até exemplo e sentido
Filo, amigo, filantropo.
Tudo eu tenho aprendido
Só não coloco mais coisas
Porque o livro é resumido

Em alguns prefixos gregos
Sentido exemplos também
Tem a, an e negação.
E privação também tem
Tem eu bom e eufonia
E outros que vão além

Alguns prefixos latinos
Eu tenho conhecimento
A-/ b-/ abs
Sentido e afastamento
Exemplo e abdicar
Eu aumento cem por cento

Porém em alguns sufixos
Sabe quem é sapiente
Que ário é de operário
E o eiro certamente
É sufixo de padeiro
Fala no exemplo a frente

Que da origem a palavra
Chama-se derivação
Dois processos na palavra
Chamamos de formação
A derivação é uma
A outra é composição

Derivação pode ocorrer
Até de cinco maneiras
Prefixal, sufixal
Parassintética altaneira
Regressiva e imprópria
Digo e não é brincadeira

Derivação regressiva
Esse processo certamente
Forma o substantivo
Indicador evidente
De ação pelo o acréscimo
Das vogais vejam na frente

O a o e ou o ó
Dos verbos são radicais
Derivação regressiva
Tem de ter essas vogais
O a o e ou o ó
São as letras principais

Derivados regressivos
São eles substantivos
Indicadores de ação
Criticas e outros motivos
Resgate choro e ataque
Beijo e compra os positivos

Ela não é derivada
Designa-se objeto
Substância lamina azeite
Com prego eu digo direto
Assim não é regressiva
Primitivo é o correto


Na formação da palavra
O hibridismo consiste
Reunião de morfemas
Sufixo também existe
Idiomas diferentes
Só aprende quem insiste

Processo de formação
Outro é onomatopéia
Processo de afirmação
De palavra é boa idéia
Consiste na imitação de som
Como zoada de platéia.

Na língua portuguesa
Existem dez classes gramaticais
E seis são constituídas
Por palavras aliais
Chamadas de variáveis
Essas seis são principais

Existe substantivo
Adjetivo e artigo
Numeral pronome e verbo
São variáveis eu vos digo
E quem souber dessas coisas
Irá concordar comigo

As quatro constituídas
Por palavras invariáveis
Advérbio preposição
E conjunção são agradáveis
Com Interjeição são quatro
Essas são as responsáveis

Locução adjetiva
É toda expressão constituída
Em geral por preposição
As quais dirão em seguida
De com sem etc
Ouviu bem minha querida

Coisa importante é
O grau do adjetivo
É a flexão que expressa
Caracteriza o substantivo
Além do grau normal existe dois
Comparativo e superlativo


Gênero do adjetivo
Masculino e feminino
Número do adjetivo
É plural e eu combino
Que o outro é singular
Com número e gênero termino

Existe a linguagem correta
Cientifica e especial
E existe outra linguagem
Chamada coloquial
Na qual caipira e matuto
Acha que tudo é normal

Palavra que se coloca
Antes do substantivo
Definido ou indefinido
Cada um é positivo
Determinando maneira
Ele é comunicativo

Artigo substantivo
Por este lembrado eu digo
Sei que é toda palavra
Determinada por artigo
Juntando um com o outro
Dessa maneira prossigo

O artigo indefinido
Não poderá ser usado
Antes do nome de cidade
Conforme eu estou lembrado
E de pessoas famosas
Também não é colocado

Artigo é obrigatório
E também tem seu valor
Nome de cidade e pessoa
Apresentar caracterizador
Isso o português ensina
E eu também sou leitor

Numeral é palavra usada
Para expressar quantidade
Cardinal é quem indica
A quantidade é verdade
Determinada de seres
Sem deixar pela metade


Ordinal é quem indica
A posição de alguém
Ou alguma coisa oculta
Esta seqüência também
Estude e quebre a cabeça
Que irar entender bem

Nós sabemos que o triplo
Ele é multiplicativo
Fracionário e divisão
Aprendi porque sou vivo
Exemplo apenas um terço
Ele tem no seu arquivo

Uma figura de linguagem
Determinado companheiro
Chamamos de hipérbole
Linguagem que tem exagero
Internacionalmente
Assim diz o violeiro

Classificação do pronome
Envolve três elementos
Básicos e denominados
Diz quem tem conhecimentos
Pessoas gramaticais
Estão nos seus fundamentos

Primeira pessoa é
O que escreve ou o que fala
A segunda ouve ou lê
Mesmo sabendo se cala
Terceira pessoa ou coisa
Eu falo e nada me abala

Os pronomes podem ser
Pessoais e possessivos
Indefinidos também
Relativo e demonstrativo
Não posso esquecer que têm
Também interrogativo

Os pronomes pessoais
Podem exercer a função
De sujeito ou tratamento
Digo com toda razão
Dupla possibilidade
Têm a sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário